S√£o Tom√°s Becket

Em 1155, Henrique II, rei da Inglaterra e de parte da França, nomeou seu chanceler Tomás Becket. Oriundo da Normandia, onde nasceu em 1117, e senhor de grande riqueza, era considerado um dos homens de maior capacidade do seu tempo. Compararam-no a Richelieu, com o qual na realidade se parecia, pelas qualidades de homem de Estado e amor das grandezas. Ficou célebre a visita que fez, em 1158, a Luís VII, rei da França.

Quando vagou a Sé de Canterbury, Henrique II nomeou para ela o chanceler. Tomás foi ordenado sacerdote a 1 de junho de 1162 e sagrado Bispo dois dias depois. Desde então, passou a ser a pessoa mais importante a seguir ao rei e mudou inteiramente de vida, convertendo-se num dos prelados mais austeros.

Convencido de que o cargo de primeiro-ministro e o de pr√≠ncipe da Inglaterra eram incompat√≠veis, Tom√°s pediu demiss√£o do cargo de chanceler, o que descontentou muito o rei. Henrique II ficou ainda mais aborrecido quando, em 1164, por ocasi√£o dos “conc√≠lios” de Clarendon e Northampton, o Arcebispo tomou o partido do Papa contra ele. Tom√°s viu-se obrigado a fugir, disfar√ßado em irm√£o leigo, e foi procurar asilo em Compi√®gne, junto de Lu√≠s VII.

Passou, a seguir, √† abadia de Pontigny e depois √† de Santa Comba, na regi√£o de Sens. Decorridos quatro anos, a pedido do Papa e do rei da Fran√ßa, Henrique II acabou por consentir em que Tom√°s regressasse √† Inglaterra. Persuadiu-se de que poderia contar, da√≠ em diante, com a submiss√£o cega do Arcebispo, mas em breve reconheceu que muito se tinha enganado, pois este continuava a defender as prerrogativas da Igreja romana contra as pretens√Ķes r√©gias. Desesperado, o rei exclamou um dia: “Malditos sejam os que vivem do meu p√£o e n√£o me livram deste padre insolente”. Quatro cavaleiros tomaram √† letra estas palavras, que n√£o eram sem d√ļvida mais que uma exclama√ß√£o de desespero. A 29 de dezembro de 1170, √† tarde, vieram encontrar-se com Tom√°s no seu pal√°cio, exigindo que ele levantasse as censuras que tinha imposto. Recusou-se a isso e foi com eles tranquilamente para uma capela lateral da S√©.

“Morro de boa vontade por Jesus e pela santa Igreja”, disse-lhes; e eles abateram-no com as espadas.

São Tomás Becket, rogai por nós!

Jul

Visita da Imagem Peregrina do Senhor do Bonfim à Cidade de São Sebastião do Passé

Local: São Sebastião do Passé

Jul