26 de Janeiro de 2018

Semana de Oração pela Unidade Cristã 2018 recorda trabalho escravo e refugiados

Iniciativa será realizada de 13 a 20 de maio, com o tema “A mão de Deus nos une e liberta”


Semana de Oração pela Unidade Cristã 2018 recorda trabalho escravo e refugiados

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil divulgou o tema e o cartaz da Semana de Oração pela Unidade Cristã, que este ano será realizada de 13 a 20 de maio. O tema é “A mão de Deus nos une e liberta” (Ex 15,1-21) e recordará vítimas de trabalho escravo e refugiados.

O cartaz simboliza, sobretudo nesses tempos de crise migratória, pessoas refugiadas que vivem à deriva dos poderes constituídos. Em muitos casos, sem políticas sociais que possam devolver a elas a dignidade roubada, essas pessoas são submetidas a situações de trabalho análogas à escravidão ou comercializadas como escravas.

Em contrapartida, a arte alude que os migrantes e refugiados contam com a mão de Deus que os ampara. É também a mão de Deus, presente em águas revoltas, que impele a agir em favor de uma humanidade que não se conforma com a violação dos direitos humanos e da dignidade de irmãos e irmãs de diferentes culturas e etnias.

O barco, símbolo do movimento ecumênico, também faz menção à comunidade cristã, que tem como desafio navegar rumo à unidade. Entretanto, a unidade almejada apenas será concreta se todas as pessoas tiverem acesso à justiça, ao direito de viver em seus territórios de origem e ao direito de viver sua cultura e espiritualidade.

Atendendo ao desejo do próprio Jesus

Promovida mundialmente pelo Conselho Pontífice para Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a Semana de Oração pela Unidade Cristã acontece em períodos diferentes no hemisfério norte (18 a 25 de janeiro) e no hemisfério sul (período de Pentecostes).

Considerando essa flexibilidade no que diz respeito à data, o Conic estimula todos os cristãos, ao longo do ano, a expressar o grau de comunhão que as Igrejas já atingiram e a orar juntos por uma unidade cada vez mais plena, que é desejo do próprio Cristo (Jo 17, 21).

Material de apoio

O material de apoio para a Semana de Oração pela Unidade Cristã 2018 pode ser solicitado pelo e-mail: conic@conic.org.br. O cartaz está disponível para download no site da CNBB.

Fonte: Amex, com CNBB


15

Nov

Feriado da Proclamação da República

Local: Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

18

Nov

33º Domingo do Tempo Comum – Dia Mundial do Pobre

Local: Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

23

Nov

Dia de atividades comemorativas do Dia do Pobre

Local: Casa 49