01 de Janeiro

Solenidade de Santa Maria M√£e de Deus

Oitavas de Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo. Que graça para nós começarmos o primeiro dia do ano contemplando este mistério da encarnação que fez da Virgem Maria a Mãe de Deus!

Este título traz em si um dogma que dependeu de dois Concílios, em 325 o Concílio de Nicéia, e em 381 o de Constantinopla. Estes dois concílios trataram de responder a respeito desse mistério da consubstancialidade de Deus uno e trino, Jesus Cristo verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

No mesmo s√©culo, s√©culo IV, j√° ensinava o bispo Santo Atan√°sio: “A natureza que Jesus Cristo recebeu de Maria era uma natureza humana. Segundo a divina escritura, o corpo do Senhor era um corpo verdadeiro, porque era um corpo id√™ntico ao nosso”. Maria √©, portanto, nossa irm√£, pois todos somos descendentes de Ad√£o. Fazendo a rela√ß√£o deste mist√©rio da encarna√ß√£o, no qual o Verbo assumiu a condi√ß√£o da nossa humanidade com a realidade de que nada mudou na Trindade Santa, mesmo tendo o Verbo tomado um corpo no seio de Maria, a Trindade continua sendo a mesma; sem aumento, sem diminui√ß√£o; √© sempre perfeita. Nela, reconhecemos uma s√≥ divindade. Assim, a Igreja proclama um √ļnico Deus no Pai e no Verbo, por isso, a Sant√≠ssima Virgem √© a M√£e de Deus.

No terceiro Concílio Ecumênico em 431, foi declarado Santa Maria a Mãe de Deus. Muitos não compreendiam, até pessoas de igreja como Nestório, patriarca de Constantinopla, ensinava de maneira errada que no mistério de Cristo existiam duas pessoas: uma divina e uma humana; mas não é isso que testemunha a Sagrada Escritura. porque Jesus Cristo é verdadeiro Deus em duas naturezas e não duas pessoas, uma natureza humana e outra divina; e a Santíssima Virgem é Mãe de Deus.

Dia de atividades comemorativas do Dia do Pobre

Local: Casa 49