16 de Janeiro de 2015

Tradicional lavagem do Adro da Basílica reúne milhares de fiéis

Procissão saiu da Igreja da Conceição da Praia, no Comércio, em direção a Mansão da Misericórdia


Fé e emoção marcaram esta quinta-feira (15) na tradicional Lavagem do Adro da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim. Milhares de devotos caminharam o percurso de 8 km, que saiu da Igreja da Conceição da Praia, no Comércio, pouco mais das 8 da manhã, em direção a Mansão da Misericórdia. Nem o calor e muito menos a distância foram motivo para alguém ficar parado. Pelo contrário, era nítido o brilho e a satisfação de estar ali, firme e forte cantando o hino da Guarda Imortal da Bahia e outras músicas religiosas, e caminhando com o Senhor do Bonfim, representado através de um banner. 

Como no ano passado, o grupo uniformizado, liderado pelo reitor da Basílica, padre Edson Menezes da Silva, e membros da Devoção do Senhor do Bonfim, saiu na frente e logo após vinham um grupo de cerca de cinquenta baianas. "Considero a maior demostração de fé dos católicos fazer questão de caminhar da Igreja da Conceição da Praia até a Colina Sagrada para reverenciar, agradecer e pedir graças ao Senhor do Bonfim. Nota-se pelo semblante dos fiéis a alegria e a satisfação por ir aos pés do Senhor do Bonfim", diz o Juiz da Devoção, Artur Napoleão de Carneiro Rêgo. 

Após o percurso os fiéis subiram a Colina Sagrada e se concentraram em frente à Basílica para ouvir as palavras do reitor, receberem a bênção do Senhor do Bonfim e ver a lavagem feita pelas baianas, ato realizado há 261 anos. "Chegamos até aqui para encontrar o amado Jesus, Senhor do Bonfim, no alto da Colina Sagrada, onde Ele nos espera de braços abertos, acolhendo-nos e ensinando-nos a cultivar a solidariedade, a caridade, o respeito e o amor ao próximo, a convivência pacífica e fraterna, a liberdade religiosa, a misericórdia, a justiça e a concórdia; convidando-nos a perdoar, a respeitar a profissão de fé ou a religião do outro, a exercitar o diálogo inter-religioso e o ecumenismo, a combater toda espécie de preconceito, de discriminação, de intolerância de terrorismo e radicalismo religioso, de violência". 

Padre Edson ainda falou sobre a experiência que é estar na Colina Sagrada. "Aqui nós reconhecemos e proclamamos que Jesus, o Senhor do Bonfim é o caminho que nos leva ao Pai. Que Ele é a nossa paz. Aqui somos todos convidados a promover e defender a dignidade da pessoa humana, a vida em todas as suas dimensões. Aqui nós rezamos pela paz".    




Crédito: Anna Carolina Lima


Nenhum evento encontrado!