09 de Março de 2018

Verão da Colina faz homenagem ao centenário de Jacob do Bandolim

O Verão da Colina tem o apoio da Devoção do Senhor do Bonfim


Verão da Colina faz homenagem ao centenário de Jacob do Bandolim

O Verão da Colina realiza neste sábado (10) uma homenagem ao centenário de um dos maiores divulgadores do chorinho. O Sarau Jacob do Bandolim contará com a participação do grupo Dose Sonora, que apresentará o melhor deste estilo musical, genuinamente brasileiro. O evento é gratuito e acontece no Espaço Vila Criativa, no Alto da Colina Sagrada, Praça do Bonfim, a partir das 17h.

Se vivo estivesse, o instrumentista Jacob do Bandolim teria completado 100 anos no último dia 14 de fevereiro.  Ele foi responsável por popularizar o chorinho e tinha fãs declarados, como o compositor Pixinguinha, frequentador assíduo dos Saraus que Jacob realizava na varanda de sua casa, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, entre os anos 1950 e 1960. Foi neste local que o músico, que inventou uma forma diferente de tocar o bandolim, criou a maioria das suas obras-primas, como Assanhado, Doce de Coco, Noites Cariocas, Gostosinho, Bole-bole, Santa Morena e Vibrações.

Teve como parceiros, além de Pixinguinha, Elizeth Cardoso, Zimbo Trio e o Época de Ouro. Jacob do Bandolim morreu em 1968.

Dose Sonora

O Dose Sonora se apresentou no Verão da Colina no último dia 17 de fevereiro e reuniu um grande público, prometendo retornar com um show em homenagem a Jacob do Bandolim. O grupo é liderado pelo flautista/saxofonista, professor de Música, Dell Barreto; Anderson Ramos (pandeirista); Leo Ramos (violonista e luthier); Alex Fabiano (cavaquista); e Carlos Rocha (bandolinista). O Dose Sonora iniciou a carreira em 2016, com apresentações públicas no bairro da Liberdade, resgatando as rodas de choro que aconteciam no local há duas décadas.

O Verão da Colina continuará com programação semanal, aproveitando o ambiente inspirador do Alto da Colina do Bonfim. A programação segue no próximo dia 17 de março com Igor Almeida, com o show Trombone di Boteco.

O evento é gratuito e tem como opção para drinks e petiscos os espaços Vila Criativa (com comida regional) e o Santo Café. Além disso, o Espaço do Artesanato também estará aberto, com boas opções em artesanato tradicional e religioso, entre outros.

O Verão da Colina tem o apoio da Devoção do Senhor do Bonfim.

Vila Criativa

A Vila Criativa é um espaço de exposição e comercialização de artesanato e decoração, localizado na Casa dos Romeiros, e funciona de sexta  a domingo, das 8h às 18h. O Espaço de Gastronomia, especializado em comida regional, fica aberto às sextas, sábados e domingos. Os shows acontecem apenas aos sábados durante o verão na Colina.

A Vila Criativa é uma parceria com a Basílica, Devoção do Senhor do Bonfim e com o projeto social Bom Samaritano, comercializando artigos de utilidade para o lar, infantis, religiosos, imagens, artesanato em tecido, palha e outros materiais. O espaço expõe os artigos de cerca de 30 artesãos locais, além dos trabalhos da Cooperativa de Porto Sauípe, à base de palha de piaçava.

Verão da Colina

Agenda:

10/03 – Sarau Jacob do Bandolim – Grupo Dose Sonora

17/03 – Igor Almeida – Trombone di Boteco

Local: Varanda da Casa dos Romeiros – Praça do Bonfim

Horário: 17h



29

Mai

1º Dia do Tríduo do Sagrado Coração de Jesus

Local: Basílica do Bonfim

30

Mai

2º Dia do Tríduo do Sagrado Coração de Jesus

Local: Basílica do Bonfim

31

Mai

3º Dia do Tríduo do Sagrado Coração de Jesus

Local: Basílica do Bonfim