05 de Outubro de 2018

Santuário participa de VII Congresso Latino-Americano na Costa Rica

Tema do Congresso: "Ser e missão da piedade popular e dos Santuários na pedagogia evangelizadora da Igreja”.

Santuário participa de VII Congresso Latino-Americano na Costa Rica

A convite do Departamento de Missão e Espiritualidade do CELAM, a Organização dos Santuários da América Latina e do Caribe e a Comissão de Liturgia da Conferência Episcopal da Costa Rica, representantes da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim participam do VII Congresso Latino-Americano de Santuários, realizado em San José. Costa Rica, de 1 a 5 de outubro de 2018.

Estão presentes, Reitor da Basílica Santuário – Padre Edson Menezes, Juiz da Devoção do Senhor do Bonfim – Francisco Pitanga e  Presidente do Conselho Consultivo da Devoção – Artur Napoleão.

O objetivo do Congresso é incentivar e fortalecer a piedade popular, como lugar teológico, e sua expressão nos Santuários, centros de espiritualidade e misericórdia, para energizar sua força evangelizadora na vida da Igreja.

Tema geral do Congresso: "Ser e missão da piedade popular e dos Santuários na pedagogia evangelizadora da Igreja”.

Já os temas e/ou oficinas particulares são: A espiritualidade que flui dos santuários; O Santuário como um lugar onde as culturas convergem; Ênfase em Santuários em documentos pós-conciliares; Piedade popular, cristianismo inculturado; A liturgia e a piedade popular; Santuários, santuários e migrantes populares; Os santuários da igreja ao sair; Os santuários na Sagrada Escritura; Os santuários e o cuidado da criação; Santuários da piedade popular, evangelizadores da família e O uso das TIC nos Santuários.

Crédito: Jéssica Bahia/Amex