17 de Dezembro de 2018

Basílica do Bonfim lança programação da Festa do Bonfim 2019

Ainda durante a coletiva, padre Edson apresentou o kit completo para a 6ª edição da Caminhada de Corpo e Alma


"Jesus, o amado Senhor do Bonfim". Este é o tema escolhido para a Festa do Senhor do Bonfim 2019, apresentado na manhã desta sexta-feira, dia 14 de dezembro, durante coletiva de imprensa realizada pela Arquidiocese de Salvador e pela Devoção Senhor Bom Jesus do Bonfim. A atividade, que divulgou a programação completa e as novidades da festa, foi conduzida pelo reitor da Basílica, padre Edson Menezes, pelo juiz da Devoção, Francisco José Pitanga Bastos e pelo juiz da festa, coronel Cristóvão Rios de Brito.

"O tema escolhido para a Festa do Bonfim 2019 tem três motivações: primeiro uma motivação espiritual, rezar pela paz da cidade do Salvador, do estado da Bahia, do Brasil e do mundo inteiro; segundo, uma motivação cultural e procedimental: nós queremos valorizar a tradição do povo baiano de vestir branco para subir a ladeira da Colina Sagrada. Assim, vestiremos branco durante toda a programação da festa para participar das atividades pedindo, suplicando ao Senhor do Bonfim a paz", disse o padre Edson.

O Kit Lavagem já pode ser adquirido na Basílica. O Dinheiro arrecadado com as vendas será destinado para o Projeto Bom Samaritano e para a manutenção da Festa 2019. 

Ainda durante a coletiva, padre Edson apresentou o kit completo para a 6ª edição da Caminhada de Corpo e Alma, que sairá da Conceição da Praia antes do cortejo das baianas. O kit é composto pela camisa, boné, suporte e garrafa de água e custa R$ 38. "Temos uma motivação solidária para ajudar na manutenção do nosso projeto social, a obra de misericórdia da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, que é a venda do 'kit lavagem', composto por uma camisa, um boné e uma garrafinha de água, que será abençoada quando nós chegarmos aqui na Colina", completou o padre.

Estimulados pela temática da paz, a festa do Bonfim 2019 trará novidades. Uma delas é uma bandeira branca, com cerca de 100 metros de comprimento, que será levada pelos fiéis durante todo o cortejo que acontece na quinta-feira do período festivo, próximo ano dia 17 de janeiro, data em que ocorre a Lavagem do Bonfim. Na ocasião, ao saírem da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, os devotos carregarão a bandeira e também poderão adquirir bandeirinhas semelhantes à maior, que serão vendidas na Basílica pelo valor de R$ 5.

Outra novidade é que, antes do início do novenário, no dia 8 de janeiro acontecerá, pela primeira vez, um show beneficente promovido pela Basílica do Bonfim. O "Canto para o Senhor do Bonfim" será realizado no espaço Ágata Prime, na Ribeira, a partir das 20h, e contará com apresentações de artistas baianos, que doarão talento e voz num gesto de devoção. O evento contará com a banda Bago de Jaz e com os cantores Saulo, Márcia Short, Edu Menezes e Luci Laura e banda.

A arrecadação com o show "Canto para o Senhor do Bonfim" será destinada para a realização da Festa 2019 e para a manutenção do projeto Bom Samaritano, que atende pessoas carentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Na ocasião, os jornalistas também receberam a programação completa da Festa do Bonfim. Confira:

10/01 – Quinta-feira – 18h30 – Hasteamento da Bandeira do Senhor Bom Jesus do Bomfim em frente à Basílica Santuário, dando início a programação da festa 2019.

19h – Novena – 1º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim, nasceu para conceder-nos a sua paz ("Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por ele amados" – Lc 2,14).

Pregador: Diácono Manoel Pedro Matias da Silva, Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, Salvador-Bahia.

 

11/01 – Sexta-feira – 19h – Novena – 2º Subtema: Só em Jesus, o Senhor do Bonfim, encontramos a verdadeira paz ("Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim" – Jo 16,33).

Pregador: Monsenhor Walter Jorge Pinto Andrade, vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Nazaré, Salvador-Bahia.

 

12/01 – Sábado 14h30 – Concentração dos membros do Apostolado da Oração, encerrando com missa às 17h.

19h – Novena – 3º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim, convida-nos a sermos promotores da paz ("Felizes os que promovem a paz " – Mt 5,9).

Pregador: Pe. Manoel de Oliveira Filho, pároco da Paróquia Ascensão do Senhor, CAB, Salvador-Bahia.

13/01 – Domingo – Missas nos horários normais – 6h, 7h30, 9h, 11h, 15h e 17h.     

 

7h30 – Missa Solene do Santíssimo Sacramento presidida por Dom Estevam dos Santos Filho, Bispo Auxiliar da nossa Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

19h – Novena – 4º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim, envia-nos para anunciar a paz ("Se forem dignos, desça sobre eles a vossa paz" – Mt 10,13).

Pregador: Pe. Lázaro Silva Muniz, pároco da Catedral Metropolitana, Paróquia da  Transfiguração do Senhor, Basílica, Terreiro de Jesus, Salvador-Bahia. Participação das Irmandades, confrarias e ordens terceira.

 

14/01 – Segunda-feira – 14h – Concentração dos Enfermos com oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com missa às 15h, presidida por Dom Estevam dos Santos Filho, Bispo Auxiliar da nossa Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

19h – Novena – 5º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim, oferece-nos a sua paz ("A paz esteja convosco" – Jo20,2)

Pregador: Pe. Edmilson Santos da Costa, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Ó, Paripe, Salvador-Bahia.

 

15/01 – Terça-feira – 14h – Concentração dos ministros extraordinários da comunhão eucarística de toda Arquidiocese para uma tarde de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com missa às 17h.

19h – Novena – 6º Subtema: Permanecendo em Jesus, o Senhor do Bonfim e amando –nos uns aos outros, teremos paz interior e cultivaremos a alegria de viver ("Amai-vos uns aos outros – Jo 15,12)

Pregador:  Pe. Gilson Magno dos Santos, capelão da Capela Nossa Senhora da Vitória, Canela, Salvador-Bahia.

 

16/01 – Quarta-feira – 19h – Novena – 7º Subtema:  Somente Jesus, o Senhor do Bonfim, concede-nos serenidade e a plena paz ("Jesus acordou, repreendeu o vento e disse ao mar: 'Silêncio! Calma!'" (Mc 4, 40)

Pregador: Mons. Ademar Dantas dos Santos, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, Caminho das Árvores, Salvador-Bahia.

 

17/01/2017 – Quinta-feira – Dia da Tradicional lavagem do Adro da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

8h – 6ª Caminhada da Conceição da Praia (Lavagem de Corpo e Alma).

Local de saída: Ao lado da Igreja de N. S. da Conceição da Praia

9h – Show de músicas religiosas no Adro da Igreja do Bonfim, preparando o público para o momento da bênção que será dada para o povo.

Após a chegada da Caminha, Pe. Edson Menezes da Silva, reitor da Basílica Santuário, transmitirá da janela central da Basílica, uma mensagem, rezará com os fiéis uma oração pela paz e concederá a todos uma bênção, apresentando a imagem do Senhor do Bonfim. Lavagem do Adro da Igreja.

 

18/01 – Sexta-feira – 19h – Novena – 8º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim ensina que devemos perdoar sempre para experimentar e promover a paz (" Devemos perdoar até sete vezes? Não te digo até sete vezes, mas setenta e sete vezes" – Mt 18, 22).

Pregador: Pe. Raimundo Mário de Santana, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Purificação de Santo Amaro (BA).

 

19/01 – Sábado – 19h – Novena – 9º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim, prometeu e deu-nos a sua paz (Deixo-vos a minha paz, eu vos dou a minha paz" (Jo 14,27)

Pregador: Dom José Ruy Gonçalves Lopes, Bispo da Diocese de Jequié (BA)

 

DIA DA FESTA

20.01.19 – Domingo 

5h – Alvorada

Horários das missas: 5h, 6h, 10h, 11h e 15h.

7h30 – Missa Solene presidida por Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, scj – Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil

No final da missa, o Arcebispo Metropolitano dará a Bênção Apostólica, com Indulgência Plenária.

Atenção: Não haverá celebração de batizados

 

16h – Procissão dos três pedidos.

Local de saída: Igreja dos Mares.

Na chegada à Colina, ritual para que os fieis façam seus  três pedidos. Encerramento com oração pela paz, bênção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artifício.

 




Crédito: Sara Gomes/Arquidiocese de Salvador


Nenhum evento encontrado!