10 de Janeiro de 2019

Festa do Senhor do Bonfim será realizada entre os dias 10 e 20 de janeiro

O tema escolhido para as reflexões preparatórias foi Jesus, o amado Senhor do Bonfim, é a nossa paz (Ef 2,14)

Festa do Senhor do Bonfim será realizada entre os dias 10 e 20 de janeiro

Entre os dias 10 e 20 de janeiro milhares de devotos participarão dos festejos em homenagem ao Senhor do Bonfim. O tema escolhido para as reflexões preparatórias para a grande festa foi Jesus, o amado Senhor do Bonfim, é a nossa paz (Ef 2,14), um convite aos fiéis para a oração pela paz no mundo. A abertura do novenário no dia 10 de janeiro será marcada pelo hasteamento da bandeira do Senhor do Bonfim, em frente à igreja, às 18h30. O novenário segue até o dia 19 de janeiro, sempre às 19h. Este ano, os devotos são convidados a participarem de todas as celebrações vestindo roupa branca para simbolizar o desejo de paz e para valorizar a tradição baiana de subir a Colina Sagrada com trajes brancos.

No dia 17 de janeiro ocorrerá a tradicional Lavagem do Adro da Basílica e a 6ª edição da Caminhada de Corpo e Alma, que sairá da Basílica da Conceição da Praia (Comércio), às 8h, e seguirá em direção à Colina Sagrada. O andor que levará a imagem do Senhor do Bonfim estará ornamentado com flores brancas e atrás da cruz serão fixadas quatro fitas com as seguintes inscrições: Paz para a cidade do Salvador; Paz para o Estado da Bahia; Paz para o Brasil e Paz para o mundo inteiro. A frente do andor os fiéis estenderão ao longo do trajeto uma grande bandeira branca, medindo aproximadamente 100 metros, com a palavra “Paz”.

Ao chegarem a Colina Sagrada os participantes serão acolhidos com um show de músicas religiosas. O padre Edson Menezes da Silva transmitirá da janela central da Basílica, uma mensagem, rezará com os fiéis uma oração pela paz e concederá a todos uma bênção, apresentando a imagem do Senhor do Bonfim.

A programação do dia festivo (20) começa bem cedo com a alvorada às 5h. Haverá missas às 5h, 6h, 10h, 11h, e 15h. O Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, presidirá a missa solene e concederá a Bênção Apostólica, às 7h30. A partir das 16h, os fiéis participarão da procissão dos Três Pedidos que sairá da Igreja dos Mares. Na chegada a Colina, os devotos serão motivados a apresentar ao Senhor os seus pedidos. Uma oração pela paz seguida pela Bênção do Santíssimo Sacramento encerra os festejos.

Estimulados pela temática da paz, os fiéis são convidados a adquirirem uma bandeirinha branca que será vendida na Basílica Santuário por R$ 5,00. O valor que será arrecado com as vendas da bandeirinha será revertido para o projeto Bom Samaritano. As pessoas que comprarem a camisa da 6º edição da Caminhada de Corpo e Alma também estarão colaborando com esta obra social. A camisa custa R$ 20,00 e poderá ser adquirida na igreja e no Shopping Center Lapa. Os fiéis também terão a opção de adquirir um kit completo para a Caminhada composto pela camisa, boné, suporte e garrafa de água no valor de R$ 38,00.

Crédito: Patricia Luz/Lumina