20 de Janeiro de 2019

Missa solene e Procissão dos Três Pedidos marcam o encerramento da festa do Senhor do Bonfim

Ao longo da manhã, foram celebradas missas às 6h, 10h, 11h e 15h

O dia da festa do Senhor do Bonfim teve início bem cedo, às 5h, com uma alvorada de fogos seguida de missa. Era o despertar para um dia de muita oração, agradecimentos, pedidos e festa. Ao longo da manhã, foram celebradas missas às 6h, 10h, 11h e 15h. A Missa Solene, realizada às 7h30, foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. A praça ficou repleta de fiéis que subiram a Colina Sagrada para festejar o Senhor do Bonfim.

Em sua homilia, Dom Murilo relembrou a temática escolhida para a festa desse ano: Jesus, o amado Senhor do Bonfim, é a nossa paz. “Somos batizados, filhos de Deus, com o direito de chamar o Criador de meu pai, pai nosso. Somos pessoas movidas pela esperança e a esperança é um dom do Espírito Santo”, afirmou. Ao longo de todo o dia, o movimento de fiéis não diminuiu. Pessoas de todas as partes da cidade e turistas fizeram questão de celebrar esse dia especial.

No final da tarde, às 16h, teve início a Procissão dos Três Pedidos e centenas de pessoas seguiram em caminhada da igreja dos Mares até a Basílica do Senhor do Bonfim. Ao subirem a Colina Sagrada, o cortejo deu três voltas em torno da igreja e cada volta foi feita uma parada para a oração pela paz nas famílias, em nossa cidade e em nosso país e pela paz no mundo.

Os participantes receberam uma bênção solene. O arreamento das bandeiras marcou o encerramento dos festejos. O reitor da Basílica Santuário, Pe Edson Menezes, expressou o seu sentimento de gratidão por todos esses dias de festa. “É um sentimento de muita alegria e gratidão por tudo o que vivemos nesses dias. Podemos constatar como a devoção ao Senhor do Bonfim continua viva no coração do povo baiano. Essa devoção foi herdada dos nossos antepassados como uma grande joia, um grande presente. E esse presente nós queremos passar a outras gerações”, ressaltou.

Crédito: Gildo Lima