22 de Abril de 2019

Basílica abre as comemorações pelos 275 anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim à Bahia

A celebração campal foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj e concelebrada por padre Edson Menezes da Silva, reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim


Centenas de fiéis participaram da Missa Solene de abertura do Jubileu pelos 275 anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia à Salvador. A celebração campal foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj e concelebrada por padre Edson Menezes da Silva, reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim.

O ano jubilar iniciado neste domingo (21) se estende até o dia 19 de abril de 2020, quando a Devoção do Senhor do Bonfim também completará 275 anos de existência. No início da Missa, Dom Murilo recordou aos fiéis que um jubileu é ocasião de gratidão. “A palavra jubileu tem origem na tradição judaica, que significa “júbilo”, alegria. Um ano jubilar é uma oportunidade de render graças a Deus por tantas bênçãos derramadas aqui, neste Santuário”.

As imagens do Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia foram trazidas para Salvador, em 1745, pelo capitão Teodósio Rodrigues de Faria, num gesto de gratidão a Deus por ter sido salvo de um naufrágio. Também foi por gratidão que o capitão construiu a igreja do Bonfim, que ficou pronta em 1754. A Devoção do Nosso Senhor do Bonfim foi criada por um grupo de leigos católicos com objetivo de propagar no Brasil a devoção ao Senhor do Bonfim e a Nossa Senhora da Guia.

Em sua homilia, Dom Murilo recordou que a principal missão da Basílica Santuário é ser sinal da misericórdia de Deus. “Hoje celebramos a passagem de Cristo vitorioso sobre a morte. Ele vem nos mostrar que a cruz não é o final. Aqui veneramos, há quase três séculos, a vitória de Cristo sobre a morte. Esse Cristo quer nos abraçar, nos acolher. Essa é a lição mais importante que aprendemos aqui, nesta Colina Sagrada. Deus é misericórdia!”, afirmou o Arcebispo.

No final da celebração, o padre Edson Menezes explicou que o ano jubilar será marcado por diversas atividades celebrativas e pastorais. A programação será apresentada nos próximos dias. Além disso, toda a Arquidiocese de Salvador é convocada a viver o Jubileu, através da Carta Pastoral que foi elaborada por Dom Murilo Krieger e da Oração Jubilar que foram entregues ao reitor da Basílica e, em breve, serão distribuídas para todas as paróquias.

Fotos: Gildo Lima

Fonte: Patricia Luz/Lumina




Nenhum evento encontrado!