08 de Março de 2018

Projeto Bom Samaritano completa 10 anos atendendo pessoas carentes no Bonfim

Projeto Bom Samaritano completa 10 anos atendendo pessoas carentes no Bonfim

O Projeto Bom Samaritano, braço social da Devoção do Senhor do Bonfim, está completando 10 anos. A data será comemorada com uma Missa neste sábado (10), às 7h, na Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, seguido de um café-da-manhã para os voluntários e assistidos, na sede do Projeto, na Praça do Bonfim.

A Missa será realizada pelo Reitor do Santuário, Padre Edson Menezes Silva – idealizador do projeto - e terá transmissão ao vivo pela WEBTV do Bonfim, através do site santuariosenhordobonfim.com. Atualmente, o Projeto Bom Samaritano atende cerca de 300 pessoas. Inicialmente, os assistidos eram pessoas que pediam esmolas nos arredores da Basílica. Elas foram convidadas a participar de ações sócio-educativas, sendo também assistidas espiritualmente.

Segundo a coordenadora do projeto, Eliana Maria Nunes de Souza, dos 45 atendidos inicialmente, mais de 40% deles conseguiram ocupação no mercado. Muitos acabaram se tornando voluntários.

“O objetivo foi atender a essas pessoas que viviam da mendicância e dar a elas assistência de saúde, jurídica, formação, documentação, encaminhamento para o INSS e Bolsa-Família, condições para que conquistassem a cidadania. Outras pessoas da comunidade passaram também a ser atendidas e o resultado é que a mendicância no entorno da igreja foi superada”, ressalta.