09 de Janeiro de 2018

Caminhada Lavagem de Corpo e Alma sairá quinta-feira, às 8h, da Basílica da Conceição da Praia

A Caminhada Lavagem de Corpo e Alma sairá pelo quinto ano consecutivo nesta quinta-feira (11), da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, conduzindo a Imagem do Senhor do Bonfim até a Basílica Santuário, no alto da Colina Sagrada, no Bonfim. Este ano, a grande expectativa é com relação ao andor, decorado com milhares de fitinhas do Senhor do Bonfim com os pedidos de fiéis. O lema deste ano é “Banhando a Cidade do Salvador de solidariedade e paz”. O cortejo será puxado pela Oficina de Frevos e Dobrados com regência do maestro Fred Dantas.

Na caminhada, o andor é entregue aos fiéis, pelos membros da Devoção do Senhor do Bonfim, que a conduzem até a Basílica Santuário. A saída está programa para 8h da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia. Na chegada, a imagem será recebida com apresentações de músicas religiosas no adro da Basílica do Bonfim. Os membros da irmandade farão o acolhimento das baianas, com a entrega das vassouras para a tradicional Lavagem do Adro da Basílica.

Após a lavagem, a Imagem Peregrina do Senhor do Bonfim ficará próxima à porta principal para veneração pública até às 18h. Os fiéis podem adquirir camisetas ou o kit para a Caminhada, que contém também um boné e uma garrafa de água para ser abençoada na chegada. A renda será revertida em prol das ações desenvolvidas pelo Projeto Bom Samaritano.

Parada Obrigatória

Os fiéis que acompanharem a caminhada terão à disposição o espaço Parada Obrigatória, que funcionará em frente a Praça do Senhor do Bonfim, no Centro Comunitário. Lá o público terá acesso a food trucks e, na área coberta, será servida a Feijoada da chef Leka. A banda Rio Vermelho fará a animação.

Outras opções são o Santo Café – Cultura e Arte, servindo lanches, sucos, salgados e doces, que funciona no Espaço Casa dos Romeiros, ao lado da Basílica do Bonfim; e a Vila Criativa, que oferecerá sarapatel, feijoada, acarajé e abará, com a participação do DJ Denison. O Espaço do artesanato também estará funcionando, comercializando lembranças do Bonfim e da Bahia.

Novena

A Novena será retomada no dia 12 (sexta-feira), sendo repetida no sábado (13) seguida da tradicional apresentação dos Ternos de Reis, à noite, na Praça do Bonfim. Dia 14, domingo, será o dia maior da festa, com alvorada às 5h e Missa às 5h, 6h, 7h30 e 17h. A Missa Solene acontece às 10h, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

Às 16h será realizada a Procissão dos Três Pedidos, com saída da Igreja dos Mares em direção à Colina Sagrada – na chegada serão realizadas três voltas em torno da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim. O encerramento contará com queima de fogos de artifício.