11 de Maio de 2018

Destinos religiosos serão debatidos como atrativos para o turismo nesta sexta-feira (11)

Programação do Congresso Brasileiro de Turismo Religioso abre com homenagem ao padroeiro de Salvador e encerra com palestra de Dom Murilo

Uma homenagem a São Francisco Xavier, padroeiro de Salvador, abrirá nesta sexta (11) o Congresso Brasileiro de Turismo Religioso, que acontece até sábado (12), no Fiesta Convention Center, no Itaigara (salão Íris), a partir das 9h. A entronização da imagem peregrina do santo, cujas festividades ocorreram nesta quinta-feira (10), será o ato inicial do evento que reúne desde quarta-feira (9), empresários, profissionais, agentes pastorais, representantes governamentais e de entidades do ramo.

A primeira palestra da grade desta sexta (11) é do diretor de Marketing e Novos Negócios do Santuário Nacional de Aparecida, Marcos Spalding, sobre o case intitulado “O Santuário de Aparecida e os 12 milhões de multiplicadores da paz”. Logo após, às 10h30, acontece a mesa redonda sobre a fé nos caminhos da Bahia, com representantes de Bom Jesus da Lapa, Candeias e da Cidade Santa (Dias D’Ávila).

Os atrativos baianos e de Salvador também terão espaços próprios para discussão à tarde, a partir das 14h, na mesa redonda “A cidade do Salvador, fé, templos e roteiros”, com participantes de peso como a superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, Maria Rita Pontes, e o historiador Francisco Senna. O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, fará a palestra magna de encerramento às 16h30 sobre o turismo religioso e os caminhos para a promoção humana integral.

Organizado pela Pastoral de Turismo da Arquidiocese de Salvador (Pastur), o congresso também tem como objetivo divulgar a atratividade dos destinos religiosos e partilhar conhecimento sobre as melhores formas de promover empreendedorismo e sustentabilidade nesta atividade.

Durante a programação, ocorre também a Feira de Turismo Religioso, com expositores do setor de todo o país, na área externa do auditório. Participam a Catedral Viagens e Turismo, SESC/Senac, Universidade Católica do Salvador, entre outros.

11/05 – SEXTA

Manhã

9h – Análise de caso “O santuário de Aparecida e os 12 milhões de multiplicadores da paz” (Marcos Spalding, diretor de Marketing e Novos Negócios do Santuário Nacional)

10h30 – Mesa redonda sobre a fé nos caminhos da Bahia