15 de Setembro de 2018

Último dia do Tríduo Preparatório da Festa de São Gonçalo do Amarante 2018

Tríduo Preparatório é encerrado com o subtema: "História da devoção a São Gonçalo do Amarante na cidade do Salvador e, em particular, na Igreja do Bonfim.”

Último dia do Tríduo Preparatório da Festa de São Gonçalo do Amarante 2018

Neste sábado (15), ás 17h, foi celebrada Missa, presidida pelo Reitor da Basílica, Pe. Edson Menezes da Silva encerrando o Tríduo Preparatório da Festa de São Gonçalo do Amarante 2018.

A pregação ficou por conta do Diácono Manoel Pedro Matias da Silva sobre o subtema "História da devoção a São Gonçalo do Amarante na cidade do Salvador e, em particular, na Igreja do Bonfim.”

Saiba mais: “A vida missionária de São Gonçalo do Amarante começa em Portugal, onde exerceu seu ministério sacerdotal com muito zelo, espiritualidade nas suas causas sagradas, Aqui entre nós, inicia a Devoção ao Santo, em 1804, por Leonardo Joaquim Velloso, juntamente com outros Devotos que requereram á Mesa da Devoção do Senhor do Bonfim, ter na Capela a Imagem do Milagroso Santo. Foram os suplicantes deferidos em 3 de Fevereiro desde mesmo ano, sendo colocada dentro da Capela do Senhor do Bonfim e temos certeza que não foi posicionada no Altar, onde se encontra atualmente, pois ainda não existiam altares laterais.”

O Tesoureiro Lino José Gomes, em 1819, mandou fazer o Nicho respectivo, e desde então, São Gonçalo passou a ocupar o 2º Altar do Corpo da Capela, à esquerda da entrada.

A Imagem do Santo Português é esculpida em cedro, produzida em Portugal, medindo pouco menos de 50 centímetros.

O culto a São Gonçalo do Amarante na Basílica Santuário do Senhor do Bonfim possui mais de cem anos, tendo sempre suas alternativas de esplendor e Devoção.

Crédito: Jéssica Bahia/Amex