17 de Janeiro de 2019

Milhares de fiéis participaram da Lavagem do Bonfim

As ruas da Cidade Baixa ficaram pequenas para abrigar os milhares de fiéis que participaram ontem (17) da Lavagem do adro da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim. A concentração dos peregrinos foi na Basílica da Conceição da Praia e as celebrações tiveram início com um culto ecumênico com a presença de católicos, espíritas e representantes de religiões de matriz africana. O cortejo “De Corpo e Alma” saiu da Conceição da Praia às 8h, levando a imagem do Senhor do Bonfim.

Ao longo do trajeto, uma bandeira branca de 50 metros foi estendida com dezenas de participantes como símbolo do desejo de paz para o mundo. Muitas demonstrações de fé e devoção tomaram conta do caminho. Pessoas de todas as idades percorreram os 8km que separam a Basílica da Conceição da Praia da Mansão da Misericórdia. A praça da Basílica foi tomada por uma multidão que disputou todos os cantinhos das grades para amarrarem suas fitinhas e fazer os seus pedidos e agradecimentos.

Após a chegada da imagem, o reitor da Basílica, Pe Edson Menezes dirigiu uma palavra aos fiéis. Ele fez um convite a reflexão sobre a paz nas famílias e no mundo. “Com certeza, o pedido de paz torna-se um anseio comum, pois estamos enfrentando o medo do terrorismo, as consequências das guerras, as atrocidades das diversas formas de violência e de intolerâncias. Tudo isso devido a sensação de insegurança, de instabilidade, de incertezas. Diante de tantos desafios, receios e medos, queremos proclamar: Jesus, o amado Senhor do Bonfim é a nossa paz”, afirmou.

Os peregrinos receberam uma bênção especial e a imagem do Senhor do Bonfim foi erguida pelo padre Edson do alto da Igreja. Após a oração, as baianas lavaram o adro da Basílica.

Crédito: André Machado/Lumina