24 de Maio de 2019

Missa marca entrega da Capela Mor da Basílica do Bonfim

Cerimônia foi realizada durante a Missa das 9h, nesta sexta-feira (24)


Após quase dez meses de obras de restauro, a Prefeitura Municipal de Salvador entregou nesta sexta-feira (24) a Capela Mor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim. A cerimônia foi durante a Santa Missa das 9h, presidida pelo reitor, Pe. Edson Menezes da Silva, e contou com a presença dos membros da Devoção do Senhor do Bonfim, do prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto, demais autoridades políticas e fiéis.

A entrega do altar mor da Basílica Santuário, que é um símbolo de fé, acontece na tradicional sexta-feira, dia em que devotos e visitantes costumam subir a ladeira da Colina Sagrada para agradecer, pedir proteção e bênçãos ao Senhor do Bonfim.

"A Igreja do Bonfim é o nosso porto seguro, é a porta da misericórdia de Deus, sempre aberta, onde encontramos Jesus de braços abertos para acolher a todos, sem distinção. É o local onde muitos chegam para agradecer, é um lugar especial do encontro com o diferente, aqui todos se abraçam e temos a certeza de sermos irmãos. Queremos dizer a Deus muito obrigado pela presença da Imagem do Senhor do Bonfim entre nós. Nesse contexto jubilar, estamos recebendo a Capela Mor e o Altar Mor do Senhor do Bonfim, completamente restaurado", comemora o reitor. 

"Estamos aqui para celebrar a entrega do altar ao povo baiano e a todas as pessoas do mundo inteiro, que visitam a Colina Sagrada para renovar a fé no Senhor do Bonfim. Fico muito feliz, esse é apenas mais um passo, pois, se Deus quiser, ainda em junho estaremos novamente aqui para entregar toda conclusão da praça, com a Baixa do Bonfim totalmente recuperada, completando assim um conjunto de investimentos aplicados para a requalificação de toda essa área da nossa cidade", disse ACM Neto.

Os recursos para a restauração foram disponibilizados pelo ex-deputado federal, José Carlos Aleluia, através de Emenda Parlamentar. A obra também teve o acompanhamento do Irmão Estatutário da Devoção do Senhor do Bonfim, Alexandre Aleluia, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Gregório de Mattos (FGM), com participação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As intervenções incluíram a recuperação da Capela Mor, cobertura, restauração do retábulo do Altar Mor e do forro, escada atrás do nicho e instalações elétricas. Também foram restauradas as portas de acesso às sacristias, tribunas, molduras dos óculos do forro e pilastras decoradas.

A solenidade faz parte das comemorações do Jubileu dos 275 anos da chegada das imagens do Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia à Bahia, pelas mãos do capitão de mar e guerra da Marinha portuguesa, Theodózio Rodrigues de Faria, em 1745.

A Imagem Original do Senhor do Bonfim ficará exposta para veneração dos fiéis até o dia 9 de junho, quando retornará ao seu local de origem, no Dia de Pentecostes. 




Crédito: Anna Carolina Lima/Amex


Nenhum evento encontrado!