05 de Outubro de 2019

Devotos participam do último dia do tríduo preparatório da Festa de São Gonçalo do Amarante

A reflexão do terceiro e último dia do tríduo foi conduzida pelo reitor da Basílica Santuário, Pe. Edson Menezes da Silva


Dezenas de devotos de São Gonçalo do Amarante participaram do último dia do tríduo em preparação para a festa do Santo Português, na tarde deste sábado (05), na Basílica Santuário do Senhor do Bonfim.

Em sintonia com o Ano Jubilar, em comemoração aos 275 anos da chegada das imagens do Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia a Salvador, o reitor da Basílica, Pe. Edson Menezes da Silva, conduziu uma reflexão sobre o subtema "Preparando a celebração do Jubileu dos 275 anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim, somos chamados a fazer a experiência do compromisso".

Em sua reflexão, Pe. Edson destacou a carta pastoral escrita por Dom Murilo Krieger, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, por ocasião do Jubileu. "Neste período do Tríduo Preparatório da Festa de São Gonçalo do Amarante nós procuramos continuar a reflexão sobre o Ano Jubilar, comemorativo dos 275 anos da chegada das imagens do Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia a Salvador. Nessa ocasião, Dom Murilo escreveu uma carta pastoral pautada em três palavras: contemplar, gratidão e compromisso. Neste Ano Jubilar, somos convidados a renovar ou afirmar nosso compromisso de fé no Senhor do Bonfim, de prestar algum serviço aqui em sua Basílica Santuário, nas suas obras sociais, de contribuir com a manutenção deste Templo e tantos outros compromissos, conforme nossa sensibilidade e disponibilidade".   

Pe. Edson também lembrou que a fé é uma atitude de total liberdade do ser humano. Segundo o sacerdote, a fé é uma opção fundamental e radical, porque nela se fundamentam as raízes de toda a vida do cristão. "A fé é um dom, portanto, como discípulos, devemos sempre pedir que o Senhor aumente a nossa fé. O dom da fé deve ser sempre reavivado, para que possamos confiar plenamente na graça, no poder de Deus, e superar todas as dificuldades da vida. A fé cristã tem características bem particulares, é uma virtude que espera respostas livres, atitudes de renúncia e expressão de total doação". 

O reitor ainda frisou a importância do compromisso com a obra de Deus. "Não percamos tempo, não vamos deixar de aproveitar desse tempo de graça para contemplar, agradecer e para assumir ou reassumir o compromisso de dedicação, de serviço, de corresponsabilidade com a Basílica Santuário e com a nossa devoção ao Senhor do Bonfim".   

Neste domingo (06), encerram-se as comemorações em louvor a São Gonçalo do Amarante, com uma Missa Solene, presidida por Dom Hélio Pereira dos Santos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, às 9h. 

Fotos: Anna Carolina Lima/Amex e Gildo Lima




Crédito: Anna Carolina Lima/Amex


Nenhum evento encontrado!