06 de Outubro de 2019

Missa Solene encerra comemorações em honra a São Gonçalo do Amarante

Devotos de São Gonçalo do Amarante participaram da Missa Solene na manhã deste domingo (06), na Basílica Santuário do Senhor do Bonfim


Uma Missa Solene presidida por Dom Hélio Pereira dos Santos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, encerrou as comemorações em honra a São Gonçalo do Amarante, na manhã deste domingo (06), na Basílica Santuário do Senhor do Bonfim. A Santa Missa foi concelebrada pelo reitor da Basílica, Pe. Edson Menezes da Silva, e o Capelão, Pe. João de Deus de Souza.

Os devotos do Santo Português lotaram a Mansão da Misericórdia, participaram com fervor da solenidade festiva e acompanharam com atenção a homilia do presidente da Celebração Eucarística, que refletiu sobre a fé, em sintonia com as leituras deste domingo. "No trecho do Evangelho de hoje os apóstolos pedem: 'Aumenta a nossa fé'. Nós também aqui fazemos esse pedido ao Senhor e cada celebração que participamos temos a oportunidade de reavivar esse dom. Devemos cultivar a nossa fé, pois ela nos dá força na caminhada. Somente com fé a Igreja se sustenta. Podemos reavivá-la fazendo a nossa parte, nos colocando em oração e na presença de Deus, como estamos nesse momento".   

O Evangelho de hoje também fala sobre a disponibilidade para o serviço, que foi lembrado por Dom Hélio, durante a homilia. "Quando estamos cheios de Deus, nos colocamos a serviço do seu Reino, sem murmurações ou reclamações. Claro que temos dificuldades e problemas diversos, mas contamos com a força de Deus que nos anima e nos impulsiona a vivermos com alegria a nossa fé".   

Neste mês de outubro, a Igreja celebra as missões, Nossa Senhora Aparecida e o Sínodo da Amazônia, temas também destacados na reflexão de Dom Hélio. "Que possamos passar com Deus esse mês em que temos várias oportunidades de crescermos mais na presença Dele, escutar a Palavra e participar dos Sacramentos".      

O Bispo Auxiliar ainda frisou que São Gonçalo ensina a buscar intensamente Deus. "Ele procurou desde cedo andar na presença de Deus, usou o que estava a disposição dele para colocar também a disposição do próximo, tanto no sentido material quanto no espiritual. São Gonçalo propagou a presença de Deus por onde passou." 

Após a Santa Eucaristia de hoje, os irmãos da Devoção do Senhor do Bonfim e o Bispo Auxiliar participaram do descerramento da bandeira de São Gonçalo, na Praça do Bonfim. 

Tríduo Preparatório 

Durante três dias de preparação para a Festa de São Gonçalo do Amarante, os devotos refletiram sobre o tema "Preparando a celebração do Jubileu dos 275 anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim, somos chamados a fazer a experiência da contemplação, da gratidão e do compromisso" e lema "De coração darei graças ao Senhor" (Sl 111/110,1).  

Fotos: Gildo Lima




Crédito: Anna Carolina Lima/Amex


Nenhum evento encontrado!