19 de Dezembro de 2019

Festa do Senhor do Bonfim marcará as comemorações pelos 275 anos da chegada da imagem a Salvador

Milhares de baianos e turistas subirão a Colina Sagrada para participar das festividades entre os dias 9 a 19 de janeiro de 2020


Os devotos do Senhor do Bonfim já estão contando os dias para vivenciarem uma das maiores festas religiosas do Brasil. A comissão de festas da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim está a todo vapor na organização dos festejos de 2020, que vão acontecer entre os dias 9 e 19 de janeiro. O tema escolhido para as reflexões preparatórias é “Senhor do Bonfim, 275 anos de devoção, veneração e proteção” e o lema “Ontem, hoje e sempre sob a sombra da tua cruz”. A temática escolhida remete ao Ano Jubilar, proclamado em abril desse ano, com o objetivo de comemorar os 275 anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim a Salvador.

A cada ano, a festa do Senhor do Bonfim ganha maiores proporções arrastando multidões durante os dias festivos. Estima-se que, em 2019, a Lavagem do Senhor do Bonfim reuniu mais de 2 milhões de pessoas durante o percurso de 8 km, que vai da Basílica da Conceição da Praia à Colina Sagrada. Em 2020 não será diferente! Com a conclusão da restauração da Igreja, readequação do seu entorno, construção da praça e estacionamento na base da Colina, os milhares de turistas e fiéis encontrarão uma estrutura segura e confortável para prestar suas homenagens.

Também já virou tradição da festa surpreender os fiéis com alguma novidade. O reitor da Basílica Santuário, padre Edson Menezes já adiantou algumas surpresas. Na programação festiva, todos os dias, a partir das 14h, os fiéis poderão participar da Quermesse da Colina e experimentar os doces, salgados e outras iguarias, bem como adquirir produtos artesanais que serão vendidos nas barraquinhas instaladas na Praça. Após a celebração da novena, o público contará com atrações culturais e recreativas. “Estamos trabalhando para que fiéis e turistas possam aproveitar ao máximo toda a festa do Senhor do Bonfim. Queremos que esses dias sejam de oração, devoção e de convívio fraterno”, afirmou o padre.

A abertura do novenário, no dia 9 de janeiro, será marcada pelo hasteamento da bandeira do Senhor do Bonfim, em frente ao panteão da praça da Colina, às 18h30. O novenário segue até o dia 18 de janeiro (exceto no dia 16 quando ocorre a Lavagem), sempre às 19h.  Na véspera da Lavagem (dia 15), às 15h, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim será conduzida até o 2º Distrito Naval, numa procissão marítima. No dia 16 de janeiro, ocorrerá a tradicional Lavagem das escadarias da Basílica e a 7ª edição da Caminhada de Corpo e Alma, que sairá da Basílica da Conceição da Praia (Comércio), às 7h, e seguirá em direção à Colina Sagrada.

O andor que levará a imagem do Senhor do Bonfim será conduzido numa grande caravela, alegoria produzida pelo artista plástico, Zaca Oliveira, para recordar a sua chegada a Salvador no dia 18 de abril de 1745. A caravela será ladeada por um pano azul que simbolizará o mar. Ao chegarem a Colina Sagrada, os participantes serão acolhidos com um show de músicas religiosas. O padre Edson Menezes da Silva transmitirá da janela central da Basílica, uma mensagem alusiva ao Ano Jubilar e concederá a todos uma bênção, apresentando a imagem do Senhor do Bonfim.

A programação do dia festivo (19) começa bem cedo com a alvorada às 5h. Haverá missas às 5h, 6h, 7h30, 9h, e 15h. O Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, presidirá a missa solene e concederá a Bênção Apostólica, às 10h. A partir das 16h, os fiéis participarão da procissão dos Três Pedidos, que sairá da Igreja dos Mares. Na chegada a Colina, os devotos serão motivados a apresentar ao Senhor os seus pedidos. Os festejos terminaram com a oração do Ano Jubilar, bênção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artifício.

Festa do Senhor do Bonfim é patrimônio cultural brasileiro

O registro da Festa de Nosso Senhor do Bonfim como Patrimônio Cultural Brasileiro foi aprovado no dia 05 de junho de 2013, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. Realizada sem interrupção desde o ano de 1745, a festa, que atrai para a capital baiana o maior número de participantes, depois do carnaval, envolve diversas expressões da cultura e da vida social soteropolitana. Mais que uma grande manifestação religiosa da Bahia, a celebração é uma referência cultural importante na afirmação da cultura baiana, além de representar um momento significativo de visibilidade para os diversos grupos sociais.

Embora se recrie a cada ano, os elementos básicos e estruturantes da Festa do Bonfim permaneceram os mesmos, ou seja, a Novena, o Cortejo, a Lavagem, os Ternos de Reis e a Missa Solene. A celebração, que integra o calendário litúrgico e o ciclo de Festas de Largo da cidade de Salvador, acontece durante onze dias do mês de janeiro, iniciando-se um dia após o Dia dos Santos Reis, e encerrando-se no segundo domingo depois da Epifania, no Dia do Senhor do Bonfim.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA FESTA DO SENHOR DO BONFIM 2020

09/01 - Quinta-feira, às 18h30 - Hasteamento da Bandeira do Senhor Bom Jesus do Bonfim, em frente ao panteão da praça da Colina, dando início a programação da festa 2020.

19h – 1ª noite da novena

Pregador: Pe. Maurício da Silva Ferreira, Reitor da UCSAL.

 

Dia 10 – Sexta-feira, às 19h - 2ª noite da novena

Pregador: Pe. Ademar Dantas dos Santos, Pároco da Paróquia de N. S. da Assunção – Itaigara.

 

Dia 11 – Sábado, às 19h - 3ª noite da novena

Pregador: Pe. Manoel de Oliveira Filho, Pároco da Paróquia da Ascensão do Senhor – Centro Administrativo da Bahia – CAB.

 

Dia 12 – Domingo, às 19h - 4ª noite da novena

Pregador: Pe. Gilson Magno dos Santos, Capelão da Capela de N. S. da Vitória - Canela.

 

Dia 13 – Segunda-feira, às 19h - 5ª noite da novena

Pregador: Pe. Alex Almeida, Pároco da Paróquia de N. S. da Boa Viagem, Dias D’Ávila – Diocese de Camaçari.

 

Dia 14 - Terça-feira, às 19h - 6ª noite da novena

Pregador: Pe. Edmilson Santos do Costa, Pároco da Paróquia de N. S. do Ò – Paripe.

 

Dia 15 - Quarta-feira, às 19h - 7ª noite da novena

Pregador: Pe. Sérgio Ricardo Gomes de Freitas, Pároco da Paróquia de N. S. da Conceição - Periperi.

15h – Saída da Imagem do Senhor do Bonfim para procissão marítima até o 2º Distrito Naval.

 

Dia 16 – Quinta-feira - Tradicional Lavagem das Escadarias da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, às 7h – Saída da 7ª Caminhada (Lavagem de Corpo e Alma) da Conceição da Praia (Comércio), conduzindo a Imagem Peregrina do Senhor do Bonfim. Ritual da Lavagem das Escadarias da Basílica.

 

Dia 17 - Sexta-feira, às 19h - 8ª noite da novena

Pregador: Pe. Welington Silva, C.Ss.R –Vigário do Santuário Divino Pai Eterno – Trindade – GO e apresentador da TV Pai Eterno.

 

Dia 18 – Sábado, às 19h - 9ª noite da novena 

Pregador: Pe. Alberto Monte Alegre Vieira Neves.

 

19/01/2020 -  Domingo - Dia da Festa

5h – Alvorada

Horários das Missas: 5h, 6h, 7h30, 9h, 15h.

10h  - Missa Solene presidida por Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger.

16h – Procissão dos três pedidos. Local de saída: Igreja dos Mares.

Encerramento com oração do Ano Jubilar, bênção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artifício.

 

Crédito: Patricia Luz


Nenhum evento encontrado!