11 de Janeiro de 2020

Basílica Santuário acolhe devotos do Senhor do Bonfim na segunda noite da Novena

Devotos e paroquianos da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção participaram da segunda noite de homenagens ao Senhor do Bonfim


A segunda noite da Novena que antecede a Festa Jubilar do Senhor do Bonfim 2020 contou com a presença de devotos e turistas vindos de diversas localidades e do Pe. Ademar Dantas dos Santos, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, do bairro do Itaigara, com os paroquianos da referida paróquia. Na ocasião, o sacerdote conduziu a reflexão que teve como subtema "Senhor do Bonfim, neste Ano Jubilar, ensina-nos a cultivar a cultura da convivência com o diferente, da proximidade e a certeza de que somos todos irmãos" (Jo 17, 18-26). 

Em sua pregação, Pe. Ademar lembrou que é preciso conviver com o diferente. "Deus é a unidade na diversidade de três pessoas distintas. Para estarmos em comunhão uns com os outros, a condição é a convivência, o outro é diferente de mim. A convivência com o diferente não pode ser vista como um problema, mas como um enriquecedor desafio. As sociedades sempre foram e são essencialmente multiculturais e diversas, basta olharmos em nosso entorno para percebermos as acentuadas diferenças entre nós e os outros. Há diversidade de pensamentos e costumes, de religião e igrejas, de raça, classe social e gênero".

O religioso ainda sugeriu algumas questões para reflexão. "Por vezes nos perguntamos: como conviver com as diferenças? Como acolher o diferente, mas perceber o diferente como algo necessário para o nosso crescimento? Essas questões nos levam a refletir, uma vez que não é possível viver isolado do mundo e das pessoas". E salientou como é importante o respeito. "Diante do que é diferente, nossa atitude deveria ser baseada em respeitar, louvar e se alegrar com os dons do outro. O grande desafio ainda é conhecer, respeitar, conviver. A riqueza está em que cada vez mais podemos aceitar a diferença da outra pessoa e compartilhar o que existe em meio a essa diferença".      

O Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, Pe. Edson Menezes da Silva, também ressaltou sobre a característica especial da Basílica, em unir o diferente. "Sabemos que a Igreja do Bonfim tem uma vocação especial de unir o diferente e aqui precisamos cada dia aprender a respeitar o outro, compreender que é muito importante esse exercício cotidiano. Aqui vivemos cada dia a experiência do diálogo inter-religioso e do ecumenismo".  

A segunda noite da Novena ainda contou com apresentação cultural na Praça do Bonfim. 




Crédito: Anna Carolina Lima/Amex


Nenhum evento encontrado!