13 de Janeiro de 2020

Programação da Festa Jubilar do Senhor do Bonfim inclui gastronomia e cultura

A Novena em louvor ao Senhor do Bonfim teve início na última quinta-feira (09) e continua até o próximo sábado (18), com exceção desta quinta-feira, dia da Lavagem. A programação religiosa, que tem como tema “Senhor do Bonfim, 275 anos de devoção, veneração e proteção”, tem atraído um importante número de devotos que sobem a ladeira da Colina Sagrada para render homenagens ao Senhor do Bonfim.

Este ano, como novidades dos festejos, na Praça do Bonfim e na Vila Criativa, ainda há a programação cultural e gastronômica organizada pela Basílica Santuário, que tem proporcionado ao público um momento de confraternização e acolhimento após a Novena, embelezando ainda mais a praça que está totalmente requalificada.

Nesta segunda-feira (13) a programação cultural e gastronômica contará com a apresentação de Capoeira, Maculelê e Samba de Roda do Grupo Arte Negra (da Paróquia de São Jorge, do bairro do Jardim Cruzeiro), com o jantar comercializado contendo um menu especial do chef Léo Moura. Na terça-feira (14), haverá a apresentação do músico Julio Caldas e o jantar preparado pelo Chef Tico (Catu/BA); no dia 15, do Coral Corálico Santa Dulce dos Pobres e jantar dos chefes do curso de gastronomia da Universidade Católica do Salvador (UCSAL); na sexta-feira (17), será a vez da cantora Didi Acústico; e no sábado (18), a tradicional apresentação dos Ternos de Reis e o jantar ficará sob preparação de Osvaldo Dias de Oliveira Filho, voluntário do Projeto Bom Samaritano. Já no domingo da festa, dia 19, haverá a participação da Orquestra de Frevos e Dobrados, sob a regência do Maestro Fred Dantas, que também abrilhantou a abertura da Novena.

Programação gastronômica

Integrando a programação gastronômica dos festejos deste ano, exceto no dia da Lavagem, há o jantar comercializado na varanda da Vila Criativa, na Casa dos Romeiros, nº 34, ao lado da Praça do Bonfim. O menu especial de todas as noites da Novena contempla entrada, duas opções de prato principal e sobremesa, no valor de R$69,90 por pessoa.

A culinária preparada especialmente para a ocasião é organizada pelos chefes Jorge Moura, Mayane Delfino, Priscila Ladeia, Thais da Cruz, Tico (Catu-BA) e Leonardo Moura. Sempre a partir das 19h30.

Na Praça do Bonfim, a partir das 14h nos dias da Novena, o público poderá conferir a Quermesse da Colina, com barracas de doces, salgados e outras iguarias da culinária regional.

Crédito: Anna Carolina Lima/Amex