18 de Janeiro de 2020

Devotos lotam a Basílica do Bonfim durante a oitava noite da Novena

A Basílica Santuário do Senhor do Bonfim ficou lotada nesta sexta-feira (17) durante a oitava noite da Novena em preparação para a Festa Jubilar do Senhor do Bonfim 2020. A ocasião teve a pregação do Pe. Welington Silva, C.Ss.R, Vigário do Santuário Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), e apresentador da TV Pai Eterno. O religioso refletiu sobre o subtema "Senhor do Bonfim, neste Ano Jubilar, ensina-nos a valorizar a cultura da religiosidade popular e da devoção aos santos" (Lc 2, 22-24.39).

"Ao sermos resgatados das garras do pecado e da morte, nós valemos o sacrifício do sangue derramado por Deus nos braços da cruz. É esse o sacrifício que nos alcança na noite de hoje, o sacrifício que contemplamos nos braços da santa cruz, um sacrifício de um amor incondicional, que não conheceu condições para amar, que não conheceu barreiras para nos alcançar, mas um amor que foi fundado no sacrifício de Deus para fazer tudo aquilo que podíamos imaginar e o que não imaginávamos, para que nós fôssemos resgatados, devolvidos a nossa primeira condição, amados incondicionalmente por Deus e não esquecidos nas trevas do pecado, da ganância e da morte", disse Pe. Welington.

O sacerdote citou sobre os ex-votos, frutos da religiosidade popular. "Se curados na cabeça, fazem um formato de cabeça para trazer aos pés do Senhor do Bonfim, como que dizendo, em um atestado escrito por Deus: 'Fui curado. Aqui está o sinal que testemunha a cura que recebi'. Esses pequenos sinais dão testemunho de pessoas. Mais do que representações artísticas, é história de gente por trás disso. Um ex-voto não deixa de ser uma arte popular, é uma forma de expressão de dizer muito obrigado, Senhor do Bonfim, pela graça alcançada, porque fui atendido na minha necessidade, nos pedidos que fiz".

Ao destacar também a devoção aos santos, Pe. Welington afirmou que os santos e santas de Deus que figuram na Igreja buscaram fazer a vontade do Pai, a exemplo de Jesus, o Nosso Senhor do Bonfim. "Toda santidade consiste de fato em buscar fazer na vida e imprimir na própria vida a mensagem, os atos, os gestos, a pregação de Jesus Cristo. Diante disso, quero lembrar da Santa Dulce dos Pobres. Santa Dulce foi como uma vela que iluminou o altar do Senhor do Bonfim e se consumiu dia após dia pelos pobres de Salvador, da Bahia, de todo o Brasil, que hoje atestam seu exemplo e desejam ser como ela: luzeios, que refletem a sombra da cruz do Senhor do Bonfim".

"A verdade que nos ilumina nessa noite não é de uma devoção que se esvazia com o tempo, mas que se preenche no exemplo do Filho de Deus. É este Senhor do Bonfim, presente nas escrituras, testemunhado pelos apóstolos, e que nos alcança o exemplo da Igreja, que nós vimos testemunhado na vida de tantos homens e mulheres que deram sua vida por causa de Cristo", completou.

A oitava noite da Novena também contou com a participação dos membros da Pastoral do Turismo, de Salvador, dos paraninfos, comunidade, turistas e principalmente dos devotos do Senhor do Bonfim, que abrilhantaram ainda mais a celebração.

Ao final da solenidade, como novidade da programação dos festejos, foi lançada a nova versão do Aplicativo Senhor do Bonfim, desenvolvido pela Amex, com novo design, novas funcionalidades, atualização de conteúdo e muito mais.

Crédito: Anna Carolina Lima/Amex