04 de Abril de 2020

Semana Santa na Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

A celebração do Domingo de Ramos, amanhã (5), abrirá a Semana Santa, dias em que reviveremos os Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Páscoa de 2020 ficará na história da humanidade porque será celebrada de um modo diferente em todo o mundo: as igrejas estarão fechadas e as celebrações serão transmitidas pelos meios de comunicação sociais.

Os templos estarão fechados, mas a Igreja estará aberta em cada coração cristão, em cada família que reza junto. A Igreja somos nós e por isso cremos na promessa de Jesus que nos diz “(...) onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mt 18, 20).

A Basílica Santuário do Senhor do Bonfim cumpre as orientações das autoridades médico-sanitárias e do administrador apostólico da Arquidiocese de Salvador, Dom Murilo Ramos Krieger, para o enfrentamento ao novo coronavírus (COVID-19). Por isso, a Basílica permanecerá fechada e as celebrações serão realizadas sem a presença dos fiéis. A Missa de Ramos será realizada às 7h30, e as celebrações dos dias 6, 7 e 8 de abril às 7h20. Os fiéis poderão acompanhar a transmissão através do Facebook: @basilicasantuariodosenhordobonfim e pela WebTv do Bonfim (canal do YouTube).

O Tríduo Pascal - Ceia do Senhor e Lava-Pés, Paixão do Senhor e Sábado de Aleluia -, será vivenciado de modo privado pelo reitor da Basílica Santuário, Pe Edson Menezes da Silva, em sua residência. Informamos que, para permitir que nossos funcionários e voluntários celebrem esses dias com suas famílias, permanecendo em suas residências, as celebrações não serão transmitidas pela internet.

Convidamos as famílias para que se unam em oração e acompanhem as celebrações do Tríduo Pascal através das emissoras de TV de inspiração católica, da Rádio Excelsior da Bahia (AM 840; FM 106,1) e redes sociais oficiais da Arquidiocese de Salvador (Facebook: @ArquidioceseSalvador e Instagram: @ArquiSalvador).

No Domingo de Páscoa (12), celebraremos a Páscoa do Senhor, às 7h30, transmitida pela Rádio Excelsior e redes da Basílica na internet. Desejamos a todos que a Semana Santa seja um tempo de renovação da fé e da esperança no Cristo Ressuscitado, Nosso Senhor do Bonfim. Feliz Páscoa!

Padre Edson Menezes da Silva

Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim