29 de Novembro de 2020

Missa marca encerramento dos 275 anos da chegada da Imagem do Senhor do Bonfim a Salvador

O Ano Jubilar teve início no dia 21 de abril de 2019


A manhã deste primeiro domingo do Advento (29), na Colina Sagrada, foi marcada pela Missa de encerramento do Jubileu em comemoração aos 275 anos da chegada das imagens do Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia a Salvador, bem como a fundação da Devoção do Senhor do Bonfim, fatos ocorridos em 18 de abril de 1745. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, e concelebrada por Pe. Edson Menezes da Silva, Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, e Pe. Antônio Andrade Xavier, Vice Reitor da Basílica Santuário. 

No início da celebração, Pe. Edson relembrou as atividades que foram realizadas durante todo tempo do Ano Jubilar. "Realizamos atividades comemorativas, celebrativas, pastorais, de confraternizações, tivemos momentos especiais de oração e de formação. Tiramos muitas lições e aprendizados do Ano Jubilar. Aqui estamos para dizermos a Deus muito obrigado pela presença das imagens do Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia entre nós, particularmente a do Senhor do Bonfim, ícone da nossa fé católica, sinal de revelação do rosto misericordioso do Pai". 

Em sua homilia, Dom Sergio destacou a alegria da celebração de um Ano Jubilar. "Nós nos alegramos e bendizemos a Deus. Esta é a atitude de ação de graças que está sempre presente em cada Missa que celebramos, mas hoje, de modo especial, este louvor torna-se ainda maior porque estamos concluindo um Ano Jubilar. Bendizemos a Deus por este tempo tão bonito, de graças, de bênçãos que tanta gente tem alcançado vindo rezar neste Santuário". O Cardeal ainda lembrou do momento difícil vivido no passado, ocasião em que foi fundada a devoção, comparando-o com o tempo difícil que o mundo enfrenta por conta da pandemia. "Mais uma vez vivemos tempos difícieis, como aconteceu lá nas origens da devoção ao Senhor do Bonfim. As imagens que aqui estão, de modo especial a imagem do Senhor do Bonfim, são frutos daquela promessa de que no momento difícil, se busca o Senhor. Ao invés do desespero, é a confiança, a fé no próprio Senhor da nossa vida".         

Por conta da pandemia, a participação presencial dos devotos dentro da Basílica foi limitada, porém todos puderam acompanhar a Santa Missa através da WEB TV do Bonfim, no canal da Basílica no YouTube. Entre os presentes na ocasião, também os irmãos da Devoção, religiosos, funcionários e voluntários da Basílica, reunidos em uma celebração de grande júbilo por tão importante data.

O Ano Jubilar teve início no dia 21 de abril de 2019, com a celebração de uma Missa campal presidida pelo então Arcebispo Dom Murilo Krieger. 

Fotos: Gildo Lima




Crédito: Anna Carolina Lima/Amex


Nenhum evento encontrado!