27 de Dezembro de 2020

Festa do Senhor do Bonfim 2021

Confira a programação completa da Festa do Senhor do Bonfim 2021:

Tema:  Senhor do Bonfim, abraçar a Sua cruz fortalece a fé, liberta do medo e renova a nossa esperança.

Lema: “Tende coragem! Eu venci o mundo”! (Jo 16,33)

Juiz da Festa: Sergio Emilio Schlang Alves

PROGRAMAÇÃO

Novena com participação limitada de fiéis e transmissão ao vivo pelas redes sociais e WEB TV, no período de 08 a 16 de janeiro de 2021, sempre às 19h.

08/01 – Sexta-feira

18h30 - Hasteamento da Bandeira do Senhor Bom Jesus do Bonfim no panteão da Praça da Colina, dando início a programação da festa 2021.

19h – 1ª noite da Novena

Participação do Cardeal Sérgio da Rocha, nosso Arcebispo Metropolitano.

Homenagem aos trabalhadores da área de limpeza pública.

Subtema: Confiando na proteção do Senhor do Bonfim, prosseguiremos cultivando a fé (Lc 17, 5-6).

09/01 – Sábado

19h - 2ª noite da Novena

Homenagem aos profissionais e trabalhadores da área da saúde.

Subtema: Confiando na proteção do Senhor do Bonfim, prosseguiremos superando o medo (Mt 14,23-27).

10/01 – Domingo

Missas nos horários normais: 5h40, 7h30, 9h, 11h, 15h e 17h.

7h30 – Missa Solene do Santíssimo Sacramento presidida por Pe. Edson Menezes da Silva.

19h – 3ª noite da Novena

Homenagem aos trabalhadores da área de transporte público e particular.

Subtema: Confiando na proteção do Senhor do Bonfim, prosseguiremos cultivando a esperança (Rm 15,13).

11/01 – Segunda-feira

16h – Adoração ao Santíssimo Sacramento (Pedindo pela contenção da 2ª onda da pandemia da COVID-19). Responsáveis: Vicentinos.

19h - 4ª noite da Novena

Homenagem aos familiares dos que morreram de COVID-19 e familiares dos trabalhadores dos cemitérios.

Subtema: Confiando na proteção do Senhor do Bonfim, prosseguiremos acreditando na vida eterna e na ressurreição dos mortos (Jo 11,20-27).

12/01 - Terça-feira

16h – Adoração ao Santíssimo Sacramento (Pedindo pela contenção da 2ª onda da pandemia da COVID-19). Responsáveis: Ministros Extraordinários da Comunhão.

19h - 5ª noite da Novena

Homenagem aos trabalhadores da área de comunicação.

Subtema: Confiando na proteção do Senhor do Bonfim, prosseguiremos protegendo, preservando e defendendo a vida (Jo 10,10-11).

13/01 - Quarta-feira

16h – Adoração ao Santíssimo Sacramento (Pedindo pela contenção da 2ª onda da pandemia da COVID-19). Responsáveis: Apostolado da Oração.

19h - 6ª noite da Novena

Homenagem às pessoas que viveram com seriedade a experiência do distanciamento social em suas residências.

Subtema: Confiando na proteção do Senhor do Bonfim, prosseguiremos cultivando o ânimo e a coragem (Jo 16,32-33).

14/01 – Quinta-feira

Missas: 7h20 e 17h.

Não acontecerá o ritual da lavagem das escadarias da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim e nem a 8ª Caminhada (Lavagem de Corpo e Alma), devido a pandemia da COVID-19.

Às 8h, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim sairá da Igreja de Nossa Senhora da Vitória em carro aberto rumo a Colina Sagrada, passando defronte da Igreja da Conceição da Praia, seguindo o mesmo percurso do cortejo da lavagem.

Após a chegada da imagem, no interior da Basílica, o Pe. Edson Menezes da Silva transmitirá a tradicional mensagem proferida todos os anos da janela da Basílica e concederá a bênção através das redes sociais e dos canais de televisão presentes.

19h – 7ª noite da Novena

Homenagem às pessoas que contraíram a COVID-19 e fizeram a experiência do isolamento social em suas casas.

Subtema: Confiando na proteção do Senhor do Bonfim, prosseguiremos cultivando ânimo e alegria de viver (Jo 16,20-23).

15/01 - Sexta-feira

19h – 8ª noite da Novena

Homenagem aos trabalhadores da área do comércio em geral.

Subtema: Confiando na proteção do Senhor do Bonfim, prosseguiremos acreditando no poder da oração e na atuação da ciência (Mt 21,22).

16/01 - Sábado

8h às 17h - Drive Thru Solidário para recolher alimentos não perecíveis, material de limpeza e higiene. Local de entrega: Sede do Projeto Bom Samaritano.

19h -  9ª noite da Novena

Homenagem aos trabalhadores da área de segurança pública e privada.

Subtema: Confiando na proteção do Senhor do Bonfim, prosseguiremos experimentando a sua infinita misericórdia.

DOMINGO - DIA DA FESTA

17/01

5h –  Alvorada  -  Apenas repique dos sinos.  (Não haverá alvorada por respeito e atenção aos doentes internados nos hospitais próximos à Colina Sagrada).

Horários das Missas: 5h40, 7h30, 9h, 10h30, 15h e 17h.

10h30 - Missa Solene presidida pelo senhor Cardeal Sérgio da Rocha que, no final da celebração, dará a Bênção Apostólica com Indulgência Plenária.

15h – Saída da imagem do Senhor do Bonfim em carro aberto da Basílica, seguida de bicicletas para percorrer as ruas da Cidade Baixa e ser homenageada ao passar pelas portas das igrejas católicas da Forania 4, região de Itapagipe (Nossa Senhora da Penha da França, Nossa Senhora da Boa Viagem, Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora dos Mares e São Jorge).

Crédito: Amex