17 de Janeiro de 2021

Missa Solene marca dia festivo em homenagem ao Senhor do Bonfim

Celebração festiva também foi marcada pela condução da Imagem Peregrina do Senhor do Bonfim pelas ruas da Cidade Baixa


Este domingo (17), dia da grande Festa do Senhor do Bonfim, teve início com repique de sinos, às 5h. Neste ano não houve a tradicional queima de fogos por conta da pandemia da COVID-19, em respeito e atenção aos doentes internados nos hospitais próximos à Colina Sagrada. Este domingo festivo foi marcado pela gratidão ao Senhor do Bonfim pelo dom da vida e da saúde de cada devoto, em especial aqueles que contraíram a COVID-19 e se recuperaram, bem como em oração pelas vítimas e suas famílias.    

Integrando a programação deste dia de júbilo e louvor, às 10h30 foi realizada uma Missa Solene, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, e concelebrada pelos padres da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, o reitor, Pe. Edson Menezes da Silva; o vice reitor, Pe. Antônio Andrade Xavier; e pelo capelão, Pe. João de Deus de Souza.

"Bendito seja Deus que nos reune para a celebração da Festa do Senhor do Bonfim. Por tantas graças que temos recebido, recorrendo ao Senhor do Bonfim. Por esses dias da Novena em seu louvor, com tantos frutos na vida da Igreja e de cada devoto. Peçamos ao Senhor do Bonfim a graça de superarmos esse tempo difícil que temos passado. Que tenhamos a fé em nossos corações, o amor ao próximo e acima de tudo a responsabilidade pela saúde e pela vida, dom de Deus", destacou Dom Sergio.  

Em sua homilia, Dom Sergio frisou que mesmo com as restrições impostas pela pandemia, a festividade aconteceu com a participação fervorosa dos devotos através dos meios de comunicação. O Arcebispo também citou sobre as situações de provação que todos têm vivido neste tempo de pandemia, mas que a oração é o principal caminho que aproxima cada um de Deus. "Tende coragem, eu venci o mundo! Tem sido a palavra de Jesus que ecoa em nossos corações nestes dias da Festa do Senhor do Bonfim. É a Palavra de Deus que sempre ilumina as nossas orações, meditações, o nosso viver. É através da oração, sobretudo da grande oração da Igreja que é a Eucaristia, que nós expressamos louvor e buscamos a proteção do Senhor do Bonfim. Mas esse louvor manifestado na Novena, nas Missas, não pode ficar só na Igreja. Deve depois se prolongar na nossa vida". 

No final da celebração, Dom Sergio concedeu uma Bênção Apostólica com Indulgência Plenária.

Encerrando os festejos, no período da tarde, às 15h, a Imagem Peregrina do Senhor do Bonfim foi conduzida no carro do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, para percorrer as ruas da Cidade Baixa e ser homenageada ao passar pelas portas das igrejas católicas da Forania 4, região de Itapagipe. Para evitar aglomeração, neste ano não ocorreu a tradicional Procissão dos Três Pedidos.   




Crédito: Anna Carolina Lima/Amex


Nenhum evento encontrado!