01 de Março de 2021

13 sugestões de penitências para fazer durante a Quaresma


13 sugestões de penitências para fazer durante a Quaresma

Nesta Quaresma, somos convidados a fazer algum tipo de penitência. O sentido da penitência não está ligado a punição física ou espiritual, e sim a práticas que nos levem a lutarmos contra o pecado. A mortificação é um meio de alcançarmos a santidade e de contemplarmos a face misericordiosa do Senhor.  

A penitência que cada um precisa fazer é aquela que vai ajudar a vencer os pecados. Por exemplo, se você é soberbo, sua penitência deve ser o exercício de humildade e a fuga do orgulho e da vaidade. Se você é apegado a bens materiais, você deve exercitar a prática do desprendimento. Se costuma sentir raiva das pessoas ou é explosivo, procure ser manso, tranquilo e tolerante. Se tem inveja de alguém, passe a se comportar com bons olhos e deseje o bem às pessoas. Já se você é guloso, escolha fazer um jejum adequado a você.  

Há muitas formas de penitência. Veja a que mais se encaixa de acordo com o que você mais precisa. Para ajudar sobre quais penitências você pode adotar neste tempo de preparação para a Páscoa, renunciando alguma coisa do dia-a-dia e assim se aprofundar nos mistérios da crucificação e morte de Jesus. Separamos algumas dicas simples, mas que farão a diferença em sua vida, na convivência com o próximo e em sua intimidade com Deus: 

- Meditar a Paixão de Cristo rezando a Via Sacra;

- Rezar de joelhos;

- Não reclamar, mas sim agradecer a Deus;

- Fazer o bem, ajudando quem mais precisa;

- Fazer jejum, de acordo com suas possibilidades;

- Evitar falar mal ou criticar as pessoas;

- Procurar não gritar;

- Reduzir o uso do celular e da televisão;

- Fazer as atividades de casa que você menos gosta;

- Trocar a carne por peixe ou ovos;

- Reduzir a ingestão de açúcar e outros doces;

- Comer algum legume ou verdura que não seja o seu preferido;

- Entre escada rolante ou elevador, escolher utilizar a escada comum.

Crédito: Anna Carolina Lima/Amex


Nenhum evento encontrado!