24 de Março de 2021

Basílica do Bonfim divulga programação da Semana Santa

Programação será realizada de forma virtual e presencial, com a participação limitada de fiéis, por conta da pandemia


A Basílica Santuário do Senhor do Bonfim divulgou a programação da Semana Santa, que pelo segundo ano consecutivo, devido à pandemia da COVID-19, será celebrada com o número reduzido de fiéis de forma presencial e o acesso por ordem de chegada. Quem não conseguir entrar na Basílica para participar presencialmente ou faz parte do grupo de risco poderá acompanhar as transmissões ao vivo através das plataformas digitais, pela WEB TV do Bonfim, no canal do YouTube (youtube.com/bonfimsantuario), Facebook (@basilicasantuariodosenhordobonfim), Aplicativo Senhor do Bonfim (disponível gratuitamente nas lojas do Google Play e App Store) ou no site (santuariosenhordobonfim.com/webtv). 

"Devido à continuidade da pandemia, realizaremos os atos litúrgicos da Semana Santa e, particularmente, do Tríduo Pascal, obedecendo as orientações da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, seguindo as normas litúrgicas estabelecidas pela Santa Sé ou pela Conferência Episcopal, suprimindo alguns ritos que envolvem a participação do povo. Aqueles que acompanharão pelas redes sociais, pela WEB TV e Rede Excelsior, receberão as orientações do que deve ser preparado para cada celebração", informa Pe. Edson Menezes da Silva, reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim. 

Confira a programação completa e participe deste tempo em que toda a igreja recorda a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo: 

Confissões: Todos os dias - 8h às 12h e das 14h às 15h30. 

  

28/03 - Domingo de Ramos

Missas: 6h, 7h30, 9h, 11h e 15h30. Bênção dos ramos no início de cada celebração, porém não haverá procissão de ramos.

Devido à realidade da pandemia e seguindo as orientações de Dom Sérgio, não haverá procissão de ramos antes das Missas, e sim a procissão normal de entrada, antecipada da bênção dos ramos feita na entrada da igreja com os fiéis mantendo-se nos seus lugares. Na Missa das 7h30, bênção das cruzes de ramos verdes localizadas no gradil da Basílica, em memória dos falecidos, vítimas da COVID-19, sem a participação dos fiéis, que permanecerão nos seus lugares, dentro da igreja.  

 

29/03 - Segunda-feira Santa

Missas: 7h30, 10h30 e 15h30

14h30 - Recitação do terço

 

30/03 - Terça-feira Santa

Missas: 7h30, 10h30 e 15h30

14h30 - Adoração ao Santíssimo Sacramento

 

31/03 - Quarta-feira Santa

Missas: 7h30, 10h30 e 15h30

14h30 - Via-Sacra 

 

                                                                     T R Í D U O   P A S C A L

01/04 - Quinta-feira Santa (No período da manhã, não haverá celebração de Missas). A Igreja permanecerá aberta para visitação.

9h - Recitação do terço

15h30 - Missa da Ceia do Senhor sem o ritual do lava pés. Aqueles que acompanharão a celebração pela WEB TV, Facebook e YouTube devem preparar um pão para ser abençoado e quem participar presencialmente da Missa na Basílica receberá um pãozinho.

 

02/04 – Sexta-feira Santa (Neste dia, não se celebra Missas)

6h - Oração da manhã

7h30 - Via-Sacra no interior da Basílica

9h e 11h -  Recitação do terço com meditação sobre os mistérios dolorosos e a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo

15h30 - Celebração da Paixão do Senhor (o ato de adoração à Cruz acontecerá apenas com o beijo do presidente da celebração). Quem for acompanhar a celebração pela WEB TV, Facebook e YouTube deve preparar uma Cruz e fazer o ritual do beijo e veneração. 

 

03/04 - Sábado Santo (Durante o dia, não se celebra Missas e não serão realizadas outras atividades. A Igreja permanecerá aberta somente para visitação e oração pessoal dos fiéis).

15h30 - Celebração da Vigília Pascal. Quem acompanhar a celebração pela WEB TV, Facebook e YouTube deve preparar uma vela para acender após a bênção do Círio.

 

04/04 - Domingo de Páscoa

Missas: 6h, 7h30, 9h, 11h e 15h30.         

Venha rezar, na Colina Sagrada, durante a Semana Santa ou acompanhe as celebrações pelas redes sociais!

 

Crédito: Anna Carolina Lima/Amex


Nenhum evento encontrado!