03 de Junho de 2021

Santo Antônio, defensor dos aflitos e saúde dos enfermos

A Trezena de Santo Antônio acontece na Basílica Santuário de Nosso Senhor do Bonfim virtualmente, por meio das Redes Sociais, às 19h

A devoção de Santo Antônio é muito popular e bem presente nos lares de tradição católica. É comum nesta época do ano, familiares e amigos se reunirem em casa, para realizar a tão esperada "reza de Santo Antônio", com todos aqueles hinos e benditos, finalizando sempre com um delicioso mingau e outras comidas típicas.

Mas desde o ano passado, este cenário de reunião e confraternização, em torno desta prática tão bonita tem sido bastante diferente.

Devido a Pandemia da Covid-19 e a necessidade do isolamento social, promover encontros presenciais tem se tornado cada vez mais desaconselhável, por uma questão de saúde pública. Mas a nossa fé não pode ser abalada e por isso precisamos encontrar outros meios para seguirmos em frente, sempre confiantes em Nosso Senhor Jesus Cristo e na intercessão de santo Antônio. Por este motivo, a Basílica Santuário de Nosso Senhor do Bonfim tem realizado, desde o dia 1º de Junho, todas as noites, às 19h, a Trezena de Santo Antônio, sem a presença do público. Sendo transmitida pelas Redes Sociais.

A cada dia, contamos com um número expressivo de devotos que acompanham de suas casas, todos os cantos e orações em homenagem a este grande santo. Para participar basta acessar o canal do Youtube, @bonfimsantuario ou fecebook @basilicasantuariosenhordobonfim ou pelo nosso site https://www.santuariosenhordobonfim.com/ por meio da Web Tv Bonfim.

Breve histórico.

No final do século doze da era cristã, mais precisamente no ano de 1195, nascia na cidade de Lisboa, em Portugal, um menino de nome Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo. Aos quinze anos, Fernando saiu de Lisboa para ser educado em Coimbra. Tornou-se membro da Ordem de Santo Agostinho e foi ordenado sacerdote aos 25 anos. No ano em que foi ordenado, 1220, conheceu os Frades Franciscanos e se encantou com a proposta do pobre de Assis, ingressando na Ordem dos Frades Menores e adotando o nome religioso de Antônio, passando a levar um modo de vida simples.

O jovem frade franciscano passou a trabalhar na cozinha do convento, querendo permanecer no anonimato e na simplicidade que havia abraçado através da vida franciscana. Mas a missão que Deus havia reservado para ele era outra. Como exímio teólogo que era, não demorou muito para que seus dons fossem descobertos e colocados a serviço de evangelização. Antônio tornou-se um grande pregador e defensor da fé Cristã Católica.

Sendo o único dentre os frades que tinha formação teológica e era ordenado, foram pedir ao fundador da Ordem, Frei Francisco de Assis, que fosse dada permissão ao Padre Antônio para que ensinasse a teologia àqueles que não tinaham esta formação. São Franciso concedeu a permissão e lhe emitiu um bilhete que dizia: “de Frei Francisco a Frei Antônio, meu bispo, saudações. Apraz-me que leias a Sagrada Teologia aos frades, contanto que dentro desse estudo não se esqueça o espírito da santa oração e devoção, como está contido na Regra”. (Carta de são Francisco a santo Antônio - Obras Completas de são Francisco de Assis).

A partir de então, frei Antônio, passou a ensinar a teologia para os demais confrades, se tornando um grande professor.

Fixou-se no convento da cidade de Arcella, próximo a Pádua. Acometido de Hidropsia, o frade já em fama de santidade, veio a falecer no dia 13 de Junho de 1231, aos 36 anos de idade.

As evidências de milagres por suas intervenções, assim como a sua vida totalmente identificada com o evangelho, era de tal proporção, que 11 meses depois, o papa Gregório IX concluiu a sua canonização. Em 1263, seu corpo fora exumado, e para surpresa e espanto de todos, sua língua estava incorruptível.

Em 1934 foi proclamado padroeiro de Portugal e em 1946, foi proclamado Doutor da Igreja, pelo Papa Pio XII.

Este é um resumo da vida de Santo Antônio, para melhor conhecermos a grandeza deste homem que tanto contribuiu com a Igreja em sua evangelização.

por Pedro Santos - Pascom Bonfim.