13 de Julho de 2021

Devoção lança campanha em prol da Basílica do Bonfim

A meta é arrecadar fundos para recuperar o gradil do adro, as pedras e a pintura das fachadas


A Devoção do Senhor do Bonfim está lançando uma campanha virtual de financiamento coletivo, com o propósito de captar recursos para a restauração do gradil e de elementos da fachada da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim. A ‘Campanha Símbolo da Fé: ajudando a fortalecer a tradição baiana’ terá início no dia 13 de julho. A meta da Irmandade, que é a mantenedora da Basílica, é arrecadar, até o mês de outubro, a quantia suficiente para recuperar o gradil do adro, restaurar os componentes em pedras da fachada e promover toda a pintura do exterior da Basílica.

Constituído em sua maior parte por ferro fundido, e executado no século XIX, o gradil do adro é onde se mantém a tradição de fazer três pedidos e amarrar as fitinhas do Bonfim. O gradil compõe um colorido cartão postal, símbolo da fé de baianos e turistas e muito disputado para fotos. “A intervenção é necessária diante do péssimo estado de conservação em que se encontram os componentes construtivos da fachada e do adro. A obra deverá deter os agentes de degradação, resgatar a beleza e contribuir para a conservação da Basílica”, explica Elias José de Almeida Machado, arquiteto responsável pelo projeto. Segundo informações da Irmandade, a previsão é que o trabalho de intervenção dure quatro meses. Com essa obra concluída, os fiéis, visitantes e turistas poderão continuar sendo acolhidos de forma ainda melhor e a Basílica Santuário ficará ainda mais bonita.

A iniciativa visa mobilizar e reunir devotos e admiradores de todo o Brasil e do mundo para fazerem a diferença, tanto em prol da manutenção, quanto no cuidado com a Casa do Senhor do Bonfim. Quem desejar contribuir com a campanha e ajudar a concretizar essa necessidade de um dos Santuários mais queridos do Brasil, basta acessar o site https://clickdobem.com.br/doar/santuario-senhor-do-bonfim ou Click do Bem APP (disponível em Google Play e App Store), escolher o valor e a forma de doação.  

Patrimônio histórico, cultural e religioso

A Basílica Santuário do Senhor do Bonfim foi inaugurada em 24 de junho de 1754 com o objetivo de continuar a devoção e espalhar o culto de veneração ao Senhor do Bonfim, que teve início em 1745 através do capitão de mar e guerra Theodózio Rodrigues de Faria, de Portugal, fervoroso devoto do Senhor do Bonfim. A Basílica tem a arquitetura em estilo neoclássico e a fachada em rococó, seguindo o modelo das igrejas portuguesas dos séculos XVIII e XIX, com afrescos e azulejaria.

 

Crédito: Anna Carolina Lima/Amex


Nenhum evento encontrado!