16 de Janeiro de 2022

Missa Solene e posse do novo juiz da Devoção marcam dia da Festa do Senhor do Bonfim

Devotos rendem louvores ao Senhor do Bonfim na manhã deste domingo (16), na Mansão da Misericórdia


Desde as primeiras horas da manhã deste domingo (16) os devotos rendem homenagens ao Senhor do Bonfim, após nove noites da Novena preparatória para a festa. A primeira Missa deste dia de grande júbilo e louvor foi realizada às 5h. Porém, a Festa do Senhor do Bonfim teve seu momento mais importante com a celebração da Missa Solene, às 10h30, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, concelebrada pelo reitor da Basílica, Pe. Edson Menezes da Silva, e pelo vice-reitor, Pe. Antônio Andrade Xavier. 

Na ocasião, Dom Sergio falou sobre a graça de participar da Festa do Senhor do Bonfim mais uma vez. "Temos a graça de participar mais uma vez da Festa do Senhor do Bonfim, subindo a Colina Sagrada, de estarmos aqui reunidos, de representarmos tantos irmãos e irmãs unidos a nós em oração. Também trazemos ao altar do Senhor os louvores e os pedidos de quem gostaria de estar aqui, dos enfermos, queremos trazer para o Senhor do Bonfim as nossas súplicas, as nossas intenções e a oração dos nossos irmãos e irmãs". 

"O Senhor do Bonfim tem nos acompanhado com seu amor misericordioso, nos fortalecido neste tempo tão difícil que temos atravessado. Essa festa nos traz a certeza de que não estamos sozinhos, o Senhor do Bonfim caminha conosco, por isso jamais desistimos de caminhar, confiamos Naquele que é o Senhor da nossa vida. A Festa do Senhor do Bonfim é de louvor, alegria, ação de graças, de fé que se renova, de esperança que se reaviva, mas é também de compromisso, de viver o que Jesus nos ensina", disse Dom Sergio em sua homilia.

Na oportunidade, também aconteceu a cerimônia de posse do novo juiz, Christovão Rios de Britto, do Conselho Econômico e Fiscal, do Corpo de Dignitários e da Mesa Administrativa da Devoção do Senhor do Bonfim, mantenedora da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, para o triênio 2022-2025.    

A programação especial da festividade que este ano teve como tema "Papa Francisco, Vigário do Amado Jesus, Senhor do Bonfim, convida-nos a participar da vida da Igreja e da sua Missão" e lema "Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão", também contou com a exposição da Imagem Peregrina do Senhor do Bonfim na praça do Bonfim durante todo o dia, para que os fiéis pudessem tirar fotos e fazerem suas orações, respeitando todos os protocolos para evitar a propagação da COVID-19.

Às 18h acontecerá um momento de oração pela contenção da atual pandemia, da violência e de outros males da atualidade, encerrando os festejos.

Fotos: Gildo Lima




Crédito: Anna Carolina Lima/Amex


Nenhum evento encontrado!