02 de Março de 2022

Basílica do Bonfim divulga programação para a Quaresma e Campanha da Fraternidade 2022

Confira a programação especial e participe

Num contexto de continuidade da pandemia da Covid-19, marcado pelo aumento crescente da violência e de guerra na Ucrânia, vamos, mais uma vez, celebrar a Quaresma, na perspectiva de vislumbrar um tempo novo, de renovar a fé no Cristo Ressuscitado e de acolher a paz que Ele nos concede.

“A Quaresma é um tempo favorável de renovação pessoal e comunitária que nos conduz à Páscoa de Jesus Cristo morto e ressuscitado. Aproveitemos o caminho quaresmal de 2022 para refletir sobre a exortação de São Paulo aos Gálatas: «Não nos cansemos de fazer o bem; porque, a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido. Portanto, enquanto temos tempo (kairós), pratiquemos o bem para com todos (Gal 6, 9-10a). Papa Francisco

Vamos também realizar a Campanha da Fraternidade 2022, que tem como tema “Fraternidade e Educação” e como lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31, 26), apresentando a proposta de promover um diálogo sobre a educação, à luz da fé cristã, além de propor caminhos em direção a um humanismo total e solidário. O objetivo é criar um clima de reflexão sobre o papel da família, da comunidade de fé e de toda a sociedade no processo educativo, em colaboração com as instituições de ensino.

Com a pandemia da Covid-19, os desafios em torno da educação se tornaram ainda mais profundos, por isso a ideia é refletir sobre o tema de forma integral, relacionando a necessidade de tirarmos importantes aprendizados para a nossa vida.

“Ao longo da caminhada quaresmal, em que a conversão se faz meta primeira, recebemos o convite para buscar os motivos de nossas escolhas em todas as ações e, por certo, naquelas que dizem respeito mais diretamente ao mundo da educação”.

Atividades programadas para os fiéis devotos e o povo em geral:

02/03 – Quarta-feira de Cinzas – Abertura da Campanha da Fraternidade – 2022

Missas: 7h30, 9h, 10h30, 15h e 17h. As Missas celebradas às 7h30 e às 17h também serão transmitidas pelas redes sociais (Facebook, Youtube e Instagram).

Confissões:  Das 8h às 12h e das 14h às 17h (de segunda a quinta e sábado). Sexta e domingo – 7h às 12h e das 14h às 17h.

Momentos de oração -  Sempre às 16h

Terça-feira – Recitação do Terço.

Quarta-feira – Celebração Penitencial.

Quinta-feira – Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Sexta-feira -   Via-Sacra.

Intenções especiais para as celebrações eucarísticas dominicais (Convidar representações):

1º Domingo – pela paz e superação da violência nas escolas e no mundo;

2º Domingo – pelos trabalhadores da educação;

3º Domingo – pelos familiares dos alunos;

4º Domingo – pelos alunos matriculados e pelos que não têm condições de frequentar as aulas;

5° Domingo – pelas escolas e instituições católicas de ensino.

11/03, às 10h – Instalação e reinauguração da palavra PAZ

10/04 -  Domingo de Ramos – Dia Nacional da Coleta de Solidariedade.

De segunda a sexta-feira – Rezar a oração da Campanha da Fraternidade e sábado, a oração a Nossa Senhora Educadora, em lugar das preces da comunidade.

Realizar visita à escola Freire Filho para encontrar professores, alunos e colaboradores com o objetivo de realizar atividades reflexivas e formativas sobre temas relacionados à questão da educação.

Atividades programadas para todas as pessoas que prestam serviços na nossa Basílica Santuário (padres, diáconos, membros da Irmandade, funcionários/colaboradores e voluntários).

09/03, às 19h30 - Live sobre o Tema da Campanha da Fraternidade – 2022, com destaque para a pedagogia da escuta, do discernimento e educar para um novo humanismo.

06/04, às 19h – Celebração Penitencial Sinodal Presencial.

Gestos concretos:

1. 25 a 26/03 - “24 horas de oração para o Senhor” (Das 17h do dia 25/03 às 17h do dia 26/03), quando será celebrada a Missa de encerramento.

Será elaborada uma escala para que cada pessoa se comprometa a rezar durante meia hora, onde quer que esteja (em casa, na Igreja, no ambiente de trabalho ou em outro lugar qualquer). Pode rezar o Terço, recitar salmos, ficar em silêncio ou realizar outras práticas de oração pessoal.

1. Dia de jejum pela nossa conversão e pelo fim da pandemia – No dia 30/03/2022, cada um na sua casa, no seu ambiente de trabalho ou onde estiver deve fazer o referido exercício discretamente, sem que ninguém perceba.
  2. Prática de caridade – Cada pessoa, de acordo com sua condição, possibilidade e consciência realiza um gesto, uma atitude ou uma ação caritativa.