10 de Março de 2022

Monumento pela paz será reinaugurado na Colina Sagrada amanhã, dia 11 de março


Monumento pela paz será reinaugurado na Colina Sagrada amanhã, dia 11 de março

O monumento pela paz e pelo fim da intolerância religiosa, localizado na praça da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, será reinaugurado amanhã, dia 11 de março, às 10h. A nova versão da palavra Paz foi confeccionada em fibra de vidro, material mais resistente ao sol e a chuva e ganhou cores. Mede 1,50m de altura, 3m de largura e tem 15kg de peso total.


Para o reitor da Basílica, padre Edson Menezes da Silva, a obra de arte expressa um desejo profundo de que os povos encontrem a paz, especialmente neste contexto em que o mundo anseia pela trégua nos conflitos em tantas regiões, especialmente no leste europeu. “A Colina Sagrada é um território de diálogo entre as religiões, de busca da paz e cultivo da fé. Esse monumento tem como objetivo recordar as pessoas que o único caminho para uma vida plena é a vivência da paz entre os povos, nações, religiões e etnias”, afirmou.


O artista plástico, Ito Pedreira, autor da obra, destaca que não haveria lugar melhor em Salvador para um monumento em favor da paz. “O monumento "PAZ" chama de certa forma, a atenção para reflexão, uma autoanálise. Desperta um interesse pela busca do conhecimento. Conhecer e entender a religião do outro, pode evitar um pré-julgamento. Eu não vejo lugar melhor para expor esse trabalho, que não seja em frente a Basílica do Senhor do Bonfim. Lugar de encontro interreligioso. Acho que acertei quando recebi o convite do padre Edson, junto com a Simone da Vila Criativa, aceitando a proposta”, explica.


A primeira versão do monumento foi instalada em março de 2021, fruto de um gesto concreto da Campanha da Fraternidade Ecumênica, que teve como tema Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor e o lema: Cristo é a nossa paz. Do que era dividido fez uma unidade. A peça foi idealizada pelo padre Edson Menezes e produzida pelo artista plástico, Ito Pedreira.

Foto: Gildo Lima



Nenhum evento encontrado!