13 de Abril de 2022

Devoção comemora 277 anos de fundação e a chegada da imagem do Senhor do Bonfim em Salvador

A Santa Missa, presidida por Pe. Edson Menezes da Silva, foi celebrada no último sábado (09)


Devotos, fiéis, peregrinos e membros da Devoção do Senhor do Bonfim e seus familiares participaram da Missa Solene em comemoração pelos 277 anos de fundação da Devoção e a chegada das imagens sagradas do Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia em Salvador. A Celebração foi presidida por Pe. Edson Menezes da Silva, Capelão da Devoção e Reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, na noite do último sábado (09).

Pe. Edson ressaltou  a finalidade original da Devoção, de perpetuar o culto ao Senhor do Bonfim e a Nossa Senhora da Guia: zelar, proteger cuidar e administrar a Basílica, preservando a característica de Irmandade, de amigos que procuram viver a fraternidade, a colaboração com empenho pelas ações comuns, numa perspectiva de gestão administrativa em parceria com a Igreja – da atualização de estatutos e regimentos internos – e principalmente pela integração e envolvimento, identificando o que deve ser feito conforme suas exigências pastorais, sendo um Santuário de porte e ponto turístico. O Reitor listou ainda palavras motivacionais para traçar metas, planejar e buscar fontes de recursos: gestão, empreendimento, modernização, atualização, reconfiguração, participação, corresponsabilidade, união e envolvimento de todos.

Na ocasião, também ocorreu a solenidade de entrega da Medalha Devocional a Jussara Rosário Martins Seixas Gonçalves. O juiz da Devoção do Senhor do Bonfim, Coronel Christovão Rios de Britto, comentou sobre a importância da medalha, que em seguida foi entregue pelo seu proponente, Artur Napoleão de Carneiro Rêgo.

A chegada das imagens em Salvador

Após sobreviver a uma tempestade, Theodózio Rodrigues de Faria, capitão de mar e guerra da Marinha portuguesa e fervoroso devoto do Senhor do Bonfim, trouxe as sagradas imagens do Senhor do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia de Portugal para Salvador no dia 18 de abril de 1822.






Nenhum evento encontrado!