08 de Maio de 2022

Mansão da Misericórdia: Lugar do Filho e da Mãe

Mansão da Misericórdia: Lugar do Filho e da Mãe

Por Luanne Ribeiro

Neste domingo (08/05), os brasileiros são convidados a homenagear o amor materno mediante a comemoração do Dia das Mães. A data foi oficializada no país em 1930 e em 1932 essa festividade foi direcionada a ser celebrada sempre no segundo domingo de maio.

Para a Igreja Católica, a figura do cuidado materno se encontra na pessoa da Virgem Maria, uma vez que o próprio Jesus Cristo — no momento de sua crucificação — nos entrega sua mãe como nossa mãe. Nisto, a partir do acolhimento de São João Apóstolo (Cf. Jo 19, 26-27) a humanidade é prontamente entregue à filha de Sant’Ana e São Joaquim. Na circunstância, o santo padre, o Papa Francisco, pontua que Nossa Senhora nos ensina a virtude da esperança. “Não somos órfãos: temos uma mãe no céu, que é a Santa Mãe de Deus. Porque nos ensina a virtude da esperança, até quando tudo parece sem sentido: ela permanece sempre confiante no mistério de Deus.”, destacou o pontífice em 2018.

No contexto da realização do Quarto Domingo da Páscoa, a Basílica Santuário Senhor do Bonfim seguiu sua programação dominical com Celebrações Eucarísticas e homenagens direcionadas às mães que acompanhavam as Santas Missas através das redes sociais e as que estavam presentes na Igreja. Na ocasião, o reitor da Basílica Santuário, padre Edson Menezes, expressou sua gratidão pelas realidades maternais vividas pelas mulheres:

“Neste domingo, também comemoramos o Dia das Mães, assim sendo, quero homenagear todas as realidades maternais vividas pelas mulheres, dizendo: Obrigado a ti, mulher consagrada, que a exemplo da maior de todas as mulheres, a mãe de Cristo, te abres com docilidade e fidelidade ao amor de Deus, ajudando a Igreja e a humanidade inteira a viver para com Deus uma resposta esponsal”.

Como forma de representar as mães peregrinas e devotas, a voluntária do Projeto Bom Samaritano, Maria Bernadete, ao final da segunda Santa Missa realizada na manhã deste domingo levou a imagem do Senhor do Bonfim em procissão, juntamente com as crianças presentes. “Foi uma emoção muito grande, não tenho nem palavras. Eu sou mãe e sou aniversariante hoje. Eu visto essa camisa aqui e o Senhor do Bonfim vêm me protegendo e me amando a cada dia. Isso para mim é muito gratificante, só gratidão a Ele.”, disse.

Maria Bernadete também contribui com a Basílica Santuário Senhor do Bonfim mediante a ação voluntária | Foto: Luanne Ribeiro

Durante sua fala, Maria Bernadete também fez memória à sua mãe e na ocasião agradeceu a Deus pela sua filha. “Eu não tenho minha mãe para comemorar comigo aqui comigo, mas agradeço a todas as mães do Brasil que tem um filho bom para abençoar a cada dia de sua vida e por isso, agradeço a Deus a filha que tenho”.

Ao longo da homilia, padre Edson destacou a presença de Irmã Violeta na Celebração Eucarística e agradeceu o seu serviço em prol do outro, principalmente os rejeitados.

“Quero fazer um agradecimento à Irmã Violeta que está ali sentadinha. A mãe daqueles que estão nas ruas, rejeitado por todos, ela adota a cada um como filho dando comida e carinho na sua casa, a casa do encontro que é uma extensão da Mansão da Misericórdia, aqui bem perto, na Baixa do Bonfim”.

Irmã Violeta, acolhe na Casa de Encontro e Oração — localizada na Baixa do Bonfim — crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social que precisam de comida e/ou cuidados básicos. E por esse motivo, foi chamada de mãe pelo reitor da Basílica Santuário, Padre Edson. Na ocasião, Irmã Violeta pontua que todos devem aprender com o amor materno. “Toda humanidade deve aprender com a mãe a amar.”, afirmou.

Ao fazer menção à data comemorativa de hoje, Irmã Violeta também ressalta que o amor de mãe é o mais profundo que o ser humano pode conhecer. “Já foi dito que o Dia das Mães são todos os dias, e realmente é. Mas, de maneira particular, nos lembramos com todo carinho e ternura deste amor que é o amor mais intenso e mais profundo que nós humanos conhecemos. É um amor que não julga, que não condena, que vê sempre o melhor.”, finalizou.

Crédito: Fotografia principal: Arquivo Basílica Santuário Senhor do Bonfim