Por Luanne Ribeiro
Na tarde da última sexta-feira (13/05), foi realizada a 15ª edição do Terço no Caminho da Fé. A iniciativa é uma parceria entre a Pastoral do Turismo do Bonfim e a Pastoral do Turismo Santa Dulce a partir da finalidade de fortalecer a união entre os dois Santuários por meio da oração.
O Caminho da Fé, está localizado na Avenida Dendezeiros, na Cidade Baixa, e interliga a Basílica Santuário Senhor do Bonfim ao Santuário Santa Dulce dos Pobres com a presença de 14 totens que representam a Via Crúcis de Jesus Cristo, juntamente com elementos simbólicos que contam a história da Guarda Imortal da Bahia e da primeira Santa brasileira.
De acordo com a coordenadora da Pastoral do Turismo do Bonfim, Hosana de Oliveira, a ação contou com a presença de fiéis e devotos da comunidade local e das demais paróquias da Arquidiocese de Salvador. “Tivemos a participação da Pastoral do Terço dos Homens, representantes dos Santuários Senhor do Bonfim e Santa Dulce, das Paróquias São Jorge, Nossa Senhora dos Mares, Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Imbuí) e, também, pessoas da região de Itapuã”.
Os devotos foram motivados a levar uma imagem que representasse o título Mariano de sua devoção particular | Foto: Luanne Ribeiro
Segundo a apoiadora da Pastoral de Turismo do Santuário Santa Dulce e Orientadora Social, Edna Lima, a ação conjunta entre os Santuários teve origem com base na necessidade de ocupar o espaço entregue pela Prefeitura de Salvador (BA) em agosto de 2020. “Com a entrega do Caminho da Fé — juntamente com o Padre Manoel Filho, que é coordenador da Pastoral do Turismo —, sentimos a necessidade de estarmos ocupando este espaço com algo que seja referente à fé propriamente dita. E pensando em como trazer isso de maneira mais clara e concreta, pensamos no Terço no Caminho da Fé.”, relatou.
A iniciativa oracional acontece no dia 13 de cada mês como parte da programação em memória de Santa Dulce dos Pobres, sempre às 15h, neste sentido, a 16ª edição do Terço no Caminho da Fé já está marcada para o próximo dia 13 de junho (segunda-feira). O ponto de partida, dessa vez, será o Santuário dedicado ao Anjo Bom do Brasil.
O dia 13 é tido como data votiva à Santa Dulce dos Pobres | Foto: Luanne Ribeiro
Deste modo, Edna pontua que a realização do Terço no Caminho da Fé é uma oportunidade de impulsionar o Turismo Religioso por meio da oração. “O intuito é fazer com que os turistas que aqui chegam encontrem uma ação religiosa nesse espaço, não somente de uma visitação. Por isso, mensalmente, fazemos o Terço no Caminho da fé, onde em um mês saímos do Santuário Santa Dulce dos Pobres em direção à Basílica Santuário Senhor do Bonfim e no outro saímos da Basílica Santuário Senhor do Bonfim com destino ao Santuário Santa Dulce dos Pobres.”, finalizou.
Nenhum evento encontrado!