14 de Maio de 2022

Igreja do Bonfim é ponto de partida do Terço no Caminho da Fé

A ação contou com a presença de fiéis e devotos da comunidade local e das demais paróquias da Arquidiocese de Salvador

Igreja do Bonfim é ponto de partida do Terço no Caminho da Fé

Por Luanne Ribeiro

Na tarde da última sexta-feira (13/05), foi realizada a 15ª edição do Terço no Caminho da Fé. A iniciativa é uma parceria entre a Pastoral do Turismo do Bonfim e a Pastoral do Turismo Santa Dulce a partir da finalidade de fortalecer a união entre os dois Santuários por meio da oração.

O Caminho da Fé, está localizado na Avenida Dendezeiros, na Cidade Baixa, e interliga a Basílica Santuário Senhor do Bonfim ao Santuário Santa Dulce dos Pobres com a presença de 14 totens que representam a Via Crúcis de Jesus Cristo, juntamente com elementos simbólicos que contam a história da Guarda Imortal da Bahia e da  primeira Santa brasileira.

De acordo com a coordenadora da Pastoral do Turismo do Bonfim, Hosana de Oliveira, a ação contou com a presença de fiéis e devotos da comunidade local e das demais paróquias da Arquidiocese de Salvador. “Tivemos a participação da Pastoral do Terço dos Homens, representantes dos Santuários Senhor do Bonfim e Santa Dulce, das Paróquias São Jorge, Nossa Senhora dos Mares, Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Imbuí) e, também, pessoas da região de Itapuã”.

Terço no Caminho da FéOs devotos foram motivados a levar uma imagem que representasse o título Mariano de sua devoção particular | Foto: Luanne Ribeiro

Segundo a apoiadora da Pastoral de Turismo do Santuário Santa Dulce e Orientadora Social, Edna Lima, a ação conjunta entre os Santuários teve origem com base na necessidade de ocupar o espaço entregue pela Prefeitura de Salvador (BA) em agosto de 2020. “Com a entrega do Caminho da Fé — juntamente com o Padre Manoel Filho, que é coordenador da Pastoral do Turismo —, sentimos a necessidade de estarmos ocupando este espaço com algo que seja referente à fé propriamente dita. E pensando em como trazer isso de maneira mais clara e concreta, pensamos no Terço no Caminho da Fé.”, relatou.

A iniciativa oracional acontece no dia 13 de cada mês como parte da programação em memória de Santa Dulce dos Pobres, sempre às 15h, neste sentido, a 16ª edição do Terço no Caminho da Fé já está marcada para o próximo dia 13 de junho (segunda-feira). O ponto de partida, dessa vez, será o Santuário dedicado ao Anjo Bom do Brasil.

Terço no Caminho da FéO dia 13 é tido como data votiva à Santa Dulce dos Pobres | Foto: Luanne Ribeiro

Deste modo, Edna pontua que a realização do Terço no Caminho da Fé é uma oportunidade de impulsionar o Turismo Religioso por meio da oração. “O intuito é fazer com que os turistas que aqui chegam encontrem uma ação religiosa nesse espaço, não somente de uma visitação. Por isso, mensalmente, fazemos o Terço no Caminho da fé, onde em um mês saímos do Santuário Santa Dulce dos Pobres em direção à Basílica Santuário Senhor do Bonfim e no outro saímos da Basílica Santuário Senhor do Bonfim com destino ao Santuário Santa Dulce dos Pobres.”, finalizou.

Crédito: Por Luanne Ribeiro