14 de Maio de 2022

Igreja do Bonfim realiza Encontrão de formação sobre o Sínodo

Foi apresentado aos participantes como será o processo sinodal a partir das fases: (Arqui) diocesana, Continental, Universal

Igreja do Bonfim realiza Encontrão de formação sobre o Sínodo

Por Luanne Ribeiro

Neste sábado (14/05), colaboradores, funcionários e representantes de grupos atuantes na Basílica Santuário Senhor do Bonfim participaram do primeiro Encontrão de formação sobre o Sínodo 2021-2023. A iniciativa motivada pelo Santo Padre, o Papa Francisco, busca incentivar o esforço coletivo fundamentado na temática central: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

Sob a orientação do reitor, padre Edson Menezes, a Equipe Sinodal da Basílica Santuário Senhor do Bonfim é formada por Anderson Rios, Joceli Reis, Joveci Farias, Pedro Henrique e Vera Duarte. Na ocasião, foi apresentado aos participantes como será o processo sinodal a partir das fases: (Arqui) diocesana (escuta das realidades eclesiais locais), Continental (Conferência Episcopal Continental), Universal (Assembleia dos Bispos com o Papa Francisco em outubro de 2023) e, por fim, sua Implementação.

A Comissão Teológica Internacional define a palavra “Sínodo” como a “indicação do caminho que os membros do Povo de Deus percorrem juntos”. Já “sinodalidade” é o “designo do estilo peculiar que qualifica a vida e a missão da Igreja, exprimindo a sua natureza como Povo de Deus que caminha em conjunto e se reúne em assembleia, convocada pelo Senhor Jesus, na força do Espírito Santo para anunciar o Evangelho”. Papa Francisco, no entanto, resume este processo como “o caminho que Deus espera da Igreja”.

Deste modo, durante o encontro formativo, os participantes foram animados a refletirem como poderiam vivenciar esta realidade solicitada pelo Santo Padre, na Basílica Santuário Senhor do Bonfim, como bem frisava o reitor, padre Edson Menezes, “Aqui não é a missão de cada um, mas a missão da Igreja do Bonfim de ser Santuário e Mansão da misericórdia”.

Neste sentido, como forma de dar início à primeira fase do sínodo, foi solicitado aos coordenadores dos grupos atuantes na Igreja do Bonfim, o nome de cinco pessoas que representarão a Basílica Santuário no processo de escuta da realidade eclesial local. Nisto, a programação para o acompanhamento destes engajados está direcionada aos próximos dias 21/05 (sábado), 11/06 (sábado) e 09/07 (sábado). Já a escuta dos não engajados está prevista para as seguintes datas: 04/06 (sábado), 16/07 (sábado) e 23/07 (sábado).