05 de Julho de 2022

Bahia Sagrada estreia série de concertos na Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim

A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados de maneira online ou no próprio local do evento

Nesta sexta-feira (08/07), acontecerá na Mansão da Misericórdia, a partir das 19h, a primeira apresentação do Projeto Bahia Sagrada a partir da iniciativa de levar ao público grandes nomes e jovens revelações da música clássica, erudita, instrumental e canto coral em repertórios que vão de Villa-Lobos ao Axé Music e Rock Progressivo. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados de maneira online (clique aqui) ou no próprio local do evento (com entregas começando 1h antes do início dos concertos).

De acordo com a organização, a classificação é livre e os repertórios dialogam com a cultura baiana. Na Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim serão realizadas duas apresentações musicais conduzidas respectivamente pelo Quinteto da Bahia (dia 08/07), e pelo duo de violonistas formado por Gabriele Leite e Eduardo Gutterres (dia 15/07). Na ocasião, também será revelada a releitura do Hino ao Senhor do Bonfim que completará 100 anos em 2023.

Quinteto da Bahia
 O Quinteto é formado por instrumentistas que se uniram durante o curso de mestrado na Universidade Federal da Bahia (UFBA) | Foto: Divulgação

Gabriele Leite e Eduardo Gutterres

Gabriele Leite e Eduardo Gutterres apresentarão clássicos do repertório do violão brasileiro | Foto: Adam Sissler

Financiados pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) via Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal (n° 8.313), e com apoio da Arquidiocese de Salvador, os concertos Bahia Sagrada buscarão oferecer uma experiência inédita por meio da sinestesia visual e auditiva. Além da Igreja do Bonfim, o projeto será apresentado na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia e nas Igrejas dedicadas a Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, São Pedro dos Clérigos e São Francisco.

Para acolher e orientar o público, o projeto vai contratar como monitores jovens do Coral Aponte, atendidos pelo Centro Comunitário Monsenhor José Hamilton, que está vinculado à Paróquia da Ascensão do Senhor. Todos são alunos da Escola Estadual Bolívar Santana, que fica no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Outra ação social desta iniciativa é a realização de ações formativas para professores e alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas de Salvador. Mais de 300 pessoas irão participar de palestras com o historiador Rafael Dantas e o maestro ngelo Rafael sobre questões históricas e sensibilização musical a partir do repertório dos concertos e da arquitetura das igrejas que acolhem o projeto.