Aconteceu na manhã desta quarta-feira (21/12), no auditório do Centro Administrativo Senhor do Bonfim, a coletiva de imprensa sobre o anúncio oficial da programação dos festejos em honra ao Senhor do Bonfim que serão realizados entre os dias 05 e 15 de janeiro de 2023, centralizados no tema “Há 100 anos cantando ‘Glória a Ti neste dia de glória'” e no lema “Tu és digno de receber glória, honra e poder” (Ap 4,11).
O momento contou com o discurso do reitor e capelão da Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, padre Edson Menezes da Silva, e do juiz da Devoção do Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, Jorge Nunes Contreiras, que destacaram sobre o direcionamento tomado em 2023 para a tradicional festa religiosa que atrai turistas e baianos: a celebração da memória do centenário da composição do hino popular em honra ao Senhor do Bonfim, produzido em 1923 — com letra de autoria de Arthur de Salles e música de João Antônio Wanderley —, para comemorar os 100 anos da independência do Bahia.
A Festa do Senhor do Bonfim possui dimensão espiritual, integrativa e sociocaritativa | Foto: Jean Campos
De acordo com padre Edson, acontecerão momentos inéditos na programação dos festejos. “Em 2023, durante o rito da novena solene, teremos como novidade a entoação do hino popular ao Senhor do Bonfim — no lugar da Ave Maria (oração cantada) —, mediante a interpretação de artistas do ramo musical, como por exemplo, os Filhos de Gandhy, Samba de Oyá, Boghan Gaboot, Coral dos Devotos Mirins, o instrumentista Zé Mário, saxofonista Gabriel Costa, Juliana Ribeiro, entre outros.”, disse.
Na oportunidade também foi realizada a apresentação da camisa oficial da Festa do Senhor do Bonfim 2023 que está à venda na Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, a partir do custo de R$35,00 e possui disponível os tamanhos infantil, infanto-juvenil e adulto. Todo recurso obtido durante os festejos será direcionado ao Projeto Bom Samaritano.
A camisa possui as bandeiras da Bahia e do Brasil e um trecho do centenário hino “Glória a Ti neste dia de glória” | Foto: Jean Campos
Durante a coletiva, Jorge Contreiras, também apresentou o nome da pessoa que será homenageada como juiz da festa do Senhor do Bonfim em 2023. “O irmão estatutário da nossa Irmandade e vice-presidente da Tribuna da Bahia, Marcelo Sacramento de Araújo, será o juiz dos festejos.”, afirmou o juiz da Devoção do Senhor do Bonfim.
Esta vai ser a primeira vez que a Festa do Senhor do Bonfim retornará a sua programação normal após dois anos de restrições devido a pandemia da COVID-19. Nisto, os fiéis são convidados a participar da solene novena, procissões (marítima e terrestre) e eventos culturais, além da 8ª edição da Caminhada “Lavagem de Corpo e de Alma”. Diante do planejado, padre Edson ressalta seu otimismo. “A nossa expectativa é que tenha muita gente. Com certeza o povo está ansioso e desejoso de agradecer ao Senhor do Bonfim e pedir a sua proteção para que a pandemia seja contida.”, pontuou.
Nenhum evento encontrado!