21 de Dezembro de 2022

Tradicional programação da festa do Senhor do Bonfim 2023 é anunciada nesta quarta-feira (21/12)

Os festejos serão realizados entre os dias 05 e 15 de janeiro de 2023, centralizados no tema “Há 100 anos cantando ‘Glória a Ti neste dia de glória'”

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (21/12), no auditório do Centro Administrativo Senhor do Bonfim, a coletiva de imprensa sobre o anúncio oficial da programação dos festejos em honra ao Senhor do Bonfim que serão realizados entre os dias 05 e 15 de janeiro de 2023, centralizados no tema “Há 100 anos cantando ‘Glória a Ti neste dia de glória'” e no lema “Tu és digno de receber glória, honra e poder” (Ap 4,11).

O momento contou com o discurso do reitor e capelão da Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, padre Edson Menezes da Silva, e do juiz da Devoção do Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, Jorge Nunes Contreiras, que destacaram sobre o direcionamento tomado em 2023 para a tradicional festa religiosa que atrai turistas e baianos: a celebração da memória do centenário da composição do hino popular em honra ao Senhor do Bonfim, produzido em 1923 — com letra de autoria de Arthur de Salles e música de João Antônio Wanderley —, para comemorar os 100 anos da independência do Bahia.

COLETIVA FESTA DO SENHOR DO BONFIM 2023A Festa do Senhor do Bonfim possui dimensão espiritual, integrativa e sociocaritativa | Foto: Jean Campos

De acordo com padre Edson, acontecerão momentos inéditos na programação dos festejos. “Em 2023, durante o rito da novena solene, teremos como novidade a entoação do hino popular ao Senhor do Bonfim — no lugar da Ave Maria (oração cantada) —, mediante a interpretação de artistas do ramo musical, como por exemplo, os Filhos de Gandhy, Samba de Oyá, Boghan Gaboot, Coral dos Devotos Mirins, o instrumentista Zé Mário, saxofonista Gabriel Costa, Juliana Ribeiro, entre outros.”, disse.

Na oportunidade também foi realizada a apresentação da camisa oficial da Festa do Senhor do Bonfim 2023 que está à venda na Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, a partir do custo de R$35,00 e possui disponível os tamanhos infantil, infanto-juvenil e adulto. Todo recurso obtido durante os festejos será direcionado ao Projeto Bom Samaritano.

COLETIVA | FESTA DO SENHOR DO BONFIM 2023A camisa possui as bandeiras da Bahia e do Brasil e um trecho do centenário hino “Glória a Ti neste dia de glória” | Foto: Jean Campos

Durante a coletiva, Jorge Contreiras, também apresentou o nome da pessoa que será homenageada como juiz da festa do Senhor do Bonfim em 2023. “O irmão estatutário da nossa Irmandade e vice-presidente da Tribuna da Bahia, Marcelo Sacramento de Araújo, será o juiz dos festejos.”, afirmou o juiz da Devoção do Senhor do Bonfim.

Esta vai ser a primeira vez que a Festa do Senhor do Bonfim retornará a sua programação normal após dois anos de restrições devido a pandemia da COVID-19. Nisto, os fiéis são convidados a participar da solene novena, procissões (marítima e terrestre) e eventos culturais, além da 8ª edição da Caminhada “Lavagem de Corpo e de Alma”. Diante do planejado, padre Edson ressalta seu otimismo. “A nossa expectativa é que tenha muita gente. Com certeza o povo está ansioso e desejoso de agradecer ao Senhor do Bonfim e pedir a sua proteção para que a pandemia seja contida.”, pontuou.