04 de Janeiro de 2023

Festa do Senhor do Bonfim 2023 começa nesta quinta-feira (05), confira a programação

Centralizado no tema “Há 100 anos cantando ‘Glória a Ti neste dia de glória’”, os festejos deste ano terá como juiz, o irmão estatutário da Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim, Marcelo Sacramento de Araújo

Primeiro dia - 05/01/2023 | Quinta-feira:

18h30: Hasteamento da bandeira do Senhor Bom Jesus do Bonfim em frente à Basílica Santuário, dando início à programação da festa 2023

19h: Primeira noite da novena

Subtema: Glória a Ti, amado Jesus, Senhor do Bonfim, o verbo que se fez carne e veio habitar entre nós. (Jo 1, 1-15)

Pregador: Padre Manoel da Paixão Gomes do Prado, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Mares.

Convidados: Paróquia Nossa Senhora dos Mares - Largo dos Mares

Segundo dia - 06/01/2023 | Sexta-feira:

19h: Segunda noite da novena

Subtema: Glória a Ti, amado Jesus, Senhor do Bonfim, luz do mundo. (Jo 6, 48-59)

Pregador: Jonathan de Jesus da Silva, Delegado Episcopal para as Irmandades e Pároco da Paróquia de São Francisco de Assis - Saramandaia

Convidados: Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem - Boa Viagem

Terceiro dia - 07/01/2023 | Sábado:

14h30: Concentração dos membros do Apostolado da Oração (AO) no Santuário Santa Dulce dos Pobres (padroeira do apostolado), seguida de procissão eucarística até a Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim.

19h: Terceira noite da novena

Subtema: Glória a Ti, amado Jesus, Senhor do Bonfim, o bom pastor. (Jo 10, 11-16)

Pregador: Padre Alberto Montealegre Vieira Neves, reitor do Seminário São João Maria Vianney

Convidados: Paróquia Nossa Senhora da Piedade - Massaranduba

Quarto dia - 08/01/2023 | Domingo:

07h30: Santa Missa Solene do Santíssimo Sacramento

19h: Quarta noite da novena

Subtema: Glória a Ti, amado Jesus, Senhor do Bonfim, caminho, verdade e vida. (Jo 14, 1-6)

Pregador: Padre Manoel de Oliveira Filho, Vigário Episcopal para Educação, Cultura e Comunicação

Convidados: Irmandades, confrarias, ordens terceiras e a Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia

Quinto dia - 09/01/2023 | Segunda-feira:

14h: Concentração dos enfermos com oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com a realização da Santa Missa às 15h.

19h: Quinta noite da novena

Subtema: Glória a Ti, amado Jesus, Senhor do Bonfim, o Cristo filho de Deus. (Mt 16, 13-16)

Pregador: Cônego Lázaro Silva Muniz, coordenador da Comissão Arquidiocesana de Eucminismo e Diálogo Inter-religioso

Convidados: Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II - Alagados

Sexto dia - 10/01/2023 | Terça-feira:

14h: Concentração dos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística da Arquidiocese de São Salvador da Bahia para uma tarde de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com a realização da Santa Missa às 17h.

19h: Sexta noite da novena

Subtema: Glória a Ti, amado Jesus, Senhor do Bonfim, o pão da vida. (Jo 6, 47-51)

Pregador: Padre Edmilson Santos da Costa, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Ó - Paripe

Sétimo dia - 11/01/2023 | Quarta-feira:

• 07h, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim sairá da Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim para o pier da Ponta do Humaitá, onde será iniciada a procissão marítima até o Cais da Praça Cairu.

Percurso: Segue até a Igreja de Nossa Senhora da Penha, logo após, em direção ao Porto da Barra, retornando para o Cais da Praça Cairu.

19h: Sétima noite da novena

Subtema: Glória a Ti, amado Jesus, Senhor do Bonfim, ressurreição e vida. (Jo 11, 17-27)

Pregador: Padre Antônio Ademilton de Santa Bárbara, Chanceler da Cúria e Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Brotas

Convidados: Paróquia São Jorge - Jardim Cruzeiro

Oitavo dia - 12/01/2023 | Quinta-feira | Dia da Tradicional lavagem do adro da Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim

07h: Saída da 8ª Caminhada “Lavagem de Corpo e Alma” da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Colina Sagrada.

• Neste dia, haverá recolhimento de doações de gêneros alimentícios.

• Após a chegada a Caminhada, o reitor a Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim, padre Edson Menezes da Silva, transmitirá da janela central da Igreja, uma mensagem, rezará com os fiéis uma oração pela paz e concederá a bênção, apresentando a imagem do Senhor do Bonfim. Depois deste momento, poderá ser realizada a lavagem do adro da Igreja.

Nono dia - 13/01/2023 | Sexta-feira:

19h: Oitava noite da novena

Subtema: Glória a Ti, amado Jesus, Senhor do Bonfim, videira verdadeira. (Jo 15, 1-12)

Pregador: Dom Valter Magno de Carvalho, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia

Convidados: Santuário Santa Dulce dos Pobres

Décimo dia - 14/01/2023 | Sábado:

19h: Nona noite da novena

Subtema: Glória a Ti, amado Jesus, Senhor do Bonfim, nosso mestre e Senhor. (Jo 13, 12-20)

Pregador: Padre Gilson Magno dos Santos, Capelão da Capela de Nossa Senhora da Vitória - Canela

Convidados: Paróquia Nossa Senhora da Penha de França

Dia festivo - 15/01/2023 | Domingo

05h: Alvorada

05h, 06h, 07h30, 09h e 15h: Santa Missa

10h30: Santa Missa Solene presidida por Dom Sérgio da Rocha, Cardeal Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

• No final da Celebração Eucaristica, Dom Sérgio dará a Benção Apostólica com Indulgência Plenária.

16h: Procissão dos Três Pedidos

Local de saída: Igreja Nossa Senhora dos Mares (Largo dos Mares)

Chegando na Colina Sagrada, os fiéis serão convidados a dar três voltas em torno da Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim, fazendo três pedidos. O momento será finalizado com a benção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artifício.