17 de Janeiro de 2023

Membros da Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim escrevem artigo para o Jornal A Tarde, confira

Glória a Ti neste dia de glória

Por Anderson RiosDoutorando em Educação (UFBA), Professor e Analista Culturalanderson_gandhy@hotmail.com

e Vera Duarte | Graduada em Ciências Contábeis (FVC) | Mestranda Especial em Contabilidade (UFBA)veraduarte0711@gmail.com

Após dois anos de saudade, em virtude da pandemia, a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim voltou a ter a tão aguardada "Lavagem do Bonfim" e, neste ano de 2023 estava com a voz mais afinada ainda, pois o hino popular que os baianos louvam ao Senhor do Bonfim está comemorando 100 anos de composição.

E o tema da festa da Bahia não poderia ser outro: “Há 100 anos, cantando ‘Glória a Ti neste dia de glória’" com o Lema: “Tu és digno de receber glória, honra e poder”.

Foi o Capitão da Marinha Portuguesa, Theodózio Rodrigues de Faria que introduziu na Bahia a Devoção ao Bom Jesus do Bonfim, quando em 1745 trouxe de Setubal-Portugal a imagem do Senhor do Bonfim em agradecimento a Deus, por ter se salvado de um naufrágio nos mares da Bahia.

Atualmente, a festa do Bonfim procura fazer esta memória com uma procissão marítima, um dia antes da Lavagem do Bonfim, quando a imagem do Senhor do Bonfim é transladada para a Igreja da Conceição da Praia de onde sai o cortejo da Lavagem.

PROCISSÃO MARÍTIMA 2023

A procissão marítima foi realizada no dia 11 de janeiro de 2023 - Foto: Anna Carolina Lima | Amex

No dia da Tradicional Lavagem do Bonfim que ocorre geralmente, na segunda quinta-feira de janeiro, opovo veste branco, simbolizando a paz, tendo a imagem do Venerado Santo acompanhada por baianas, que ohomenageiam com flores e jarros com água de cheiro, feitos com a fusão de flores aromáticas e perfume de alfazema - um bálsamo que, segundo a tradição, traz purificação. Este cortejo é seguido por uma multidão de fiéis de diversas religiões, quando ritos católicos e afro-brasileiros se unem de um modo surpreendente.

8ª EDIÇÃO DA CAMINHADA LAVAGEM DE CORPO E ALMA

Inúmeros fiéis percorreram 8km entre a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia e a Colina Sagrada | Foto: Anna Carolina - Amex

Neste “corredor humano” de fé e devoção, o augedesta manifestação católico-cultural é a chegada à Igreja do Bonfim, quando se realiza a lavagem simbólica do Adro da Escadaria da Basílica, cantando-se o popular “Hino ao Senhor do Bonfim”, composto em 1923, por Arthur de Salles e João Antônio Wanderley, para celebrar o Centenário da Independência da Bahia.

A canção é um reconhecimento do povo baiano ao Senhor do Bonfim pelo êxito alcançado sobre os portugueses.

Como interacionismo religioso cultural que sobrevive ao tempo, a Igreja do Bonfim é sem dúvida a casa dos baianos. Foi lindo ver na janela da mansão da misericórdia o padre Edson saudar a multidão e junto como povo voltar a cantar: Glória a Ti, neste dia de glória!

O encerramento da Festa do Senhor do Bonfim aconteceu no domingo seguinte a Lavagem, com uma Solene Missa, após nove noites de cânticos e orações, e a Procissão dos Três Pedidos com benção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artifícios. Embora o risco de contágio da COVID 19 ainda não tenha chegado ao fim, o povo agradecido expressou seu sentimento de fé, na esperança de novas oportunidades e, acima de tudo, desejo de que toda essa tempestade logo passe.