20 de Março de 2023

Igreja do Bonfim e Projeto Bom Samaritano promovem ações em prol da Campanha da Fraternidade

Com início no último dia 23 de fevereiro, as atividades de cunho caritativo seguem até a Quinta-feira Santa

Durante quarenta dias, a Igreja Católica prepara a maior festa dos cristãos: a Páscoa. Na ocasião, os fiéis são incentivados a praticar três exercícios penitenciais:  o jejum, a esmola e a oração. O jejum reforça a memória da fragilidade humana e intensifica o exercício de conversão e de solidariedade com os que passam por necessidades do que é básico para viver dignamente. A esmola é fruto da abstinência quaresmal, que consiste na abertura do coração e na prática da caridade. Já a oração, leva o indivíduo a maior intimidade com Deus.

Neste contexto, diante da motivação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que na Campanha da Fraternidade de 2023 tem como lema, “Dai-lhe vós mesmo de comer” (Mt 14,16) e tema, “Fraternidade e fome”, a Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim, juntamente com o Projeto Bom Samaritano, promovem desde o último dia 23 de fevereiro ações direcionadas a doações de alimentos para aqueles que apresentam situação de vulnerabilidade socioeconômica.

As atividades de cunho caritativo seguem até a Quinta-feira Santa (06/04), e tiveram início com a oferta de pratos feitos para aqueles que chegassem na sede da entidade filantrópica — localizada na Praça do Bonfim, nº 48/49 — e alegassem fome. Também, serão distribuídas cerca de 600 cestas básicas, confeccionadas com os alimentos não perecíveis doados pelos devotos que frequentam a Basílica Santuário dedicada ao Senhor do Bonfim.

Nisto, a partir das 08h30 desta terça-feira (21/03), acontecerá a primeira etapa da entrega dos donativos às pessoas que realizaram o cadastro prévio no Projeto e no dia 30 de março (quinta-feira) será a última. Os ambulantes que ficam nos arredores da Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim e que são assistidos pela obra social também serão contemplados pela ação na próxima terça-feira (28/03).

No dia 6 de abril, as atividades serão finalizadas com um almoço para pessoas em situação de vulnerabilidade social que são acompanhadas pela Irmã Violeta, através da Casa do Encontro e Oração. Padres e diáconos que servem na Basílica Santuário, membros da Devoção do Senhor do Bonfim e voluntários do Projeto Bom Samaritano também participarão deste momento.

Ações fraternas e de cuidado com o próximo

Também com o objetivo de contribuir outras instituições a partir do auxílio no que diz respeito a alimentação, o Projeto Bom Samaritano visa ajudar a Ocupação Carlos Marighella, através da parceria com restaurantes localizados nos arredores da Cidade Baixa que se se disponibilizaram a doar aproximadamente 10 quentinhas cada, a fim de totalizar 100 marmitas para serem distribuídas para pessoas atendidas pela organização.

Os restaurantes que participarão da iniciativa são: Churrascaria Forno e Brasa, Churrascaria Laço Gaúcho, Churrascaria Rio Grande, Restaurante Kaiamba, Restaurante Tempero da Mamãe, Sindicato da Cerveja, Barraca da Helenita, Cantinho da Telma, Vila Criativa e Restaurante Lua Cheia. A data que acontecerá a iniciativa será divulgada em breve pela comissão organizadora.

Sobre o Projeto Bom Samaritano

Criado em 2008 com a finalidade de desenvolver práticas de cunho caritativo e misericordioso em favor de quem mais precisa, o projeto foi idealizado pelo atual reitor da Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim, padre Edson Menezes, e sobrevive das doações de fiéis.

Por meio da entidade filantrópica que no último dia 10 de março completou 15 anos, famílias baianas recebem auxílio mensal, assistência médica, apoio jurídico, espiritual, inserção no mercado de trabalho e orientação para abertura de pequenos negócios.

SERVIÇO:

O QUÊ: Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim e Projeto Bom Samaritano promovem ações em prol da Campanha da Fraternidade de 2023.

QUANDO: 23 de fevereiro, 21 a 30 de março e 06 de abril.

ONDE: Sede do Projeto Bom Samaritano - Praça do Bonfim, nº 48/49 - Bonfim - Salvador/Bahia.

ATIVIDADES QUE SERÃO REALIZADAS: Distribuição de alimentos e cestas básicas, além da realização de um almoço com pessoas atendidas pela Irmã Violetta, através da Casa do Encontro e Oração.

PÚBLICO-ALVO: Pessoas em vulnerabilidade socioeconômica.