03 de Maio de 2023

Cerimônia de reinstalação da palavra “PAZ” no Largo do Bonfim acontece nesta sexta-feira (05)

As pessoas que subirem a Colina Sagrada na próxima sexta-feira (05/05), poderão acompanhar a cerimônia de reinstalação do monumento da palavra “PAZ” no Largo do Bonfim, às 10h. O momento, que será marcado pelo incentivo e promoção da Cultura da Paz no cotidiano da cidade de Salvador e na Bahia, contará com a condução do reitor da  Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim, padre Edson Menezes da Silva.

Este ato tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância de atitudes pacíficas que possibilitam a prática do respeito e da superação das intolerâncias, dos preconceitos e da violência no território baiano. “Atualmente, estamos vivendo uma onda de violência, de disseminação do ódio, do incentivo à divisão que tem gerado medo e insegurança para a população.”, ressalta padre Edson.

Além da reinstalação do monumento, durante a cerimônia, acontecerá uma programação inter-religiosa com a participação de representantes de segmentos religiosos atuantes no estado, vinculados ao Conselho Inter-Religioso da Bahia (CONIRB) e ao Conselho Ecumênico Baiano de Igrejas Cristãs (CEBIC). Na ocasião, devotos do Senhor do Bonfim, a população em geral, autoridades civis e militares, membros de escolas particulares e públicas de Salvador são convidados para participar desta ação que visa o fortalecimento ao pedido de paz.

O Monumento

Criada em 2021 a partir da idealização de padre Edson e produção do artista plástico Ito Pedreira, a obra de arte mede cerca de 1,50m de altura, 3m de largura e tem 15kg de peso total. Sua primeira versão foi instalada no mesmo ano de criação e desenvolvida em alto relevo, com símbolos religiosos que faziam referência ao cristianismo, candomblé e judaísmo, entre outras crenças, uma vez que a Igreja Católica no Brasil vivia a Campanha da Fraternidade Ecumênica.

Em 2023, o monumento contará com adaptações que simbolizam cada fiel, devoto e turista que sobe a Colina Sagrada para agradecer ou pedir graças. De acordo com a comissão organizadora da cerimônia que acontecerá na primeira sexta-feira do mês de maio (05/05), desta vez, a palavra “Paz” será confeccionada com as tradicionais fitinhas do Senhor do Bonfim que foram amarradas no gradil da Basílica Santuário desde o final do ano passado.

SERVIÇO:

O QUÊ? Cerimônia de clamor pela paz na cidade de Salvador, na Bahia e no Brasil e reinstalação do monumento da palavra “Paz”.

QUANDO? 05 de maio de 2023, às 10h.

ONDE? No Largo do Bonfim, em frente a Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim.