04 de Janeiro de 2024

Festa do Senhor do Bonfim 2024 começa nesta quinta-feira (04), confira a programação

De acordo com o reitor da Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, padre Edson Menezes, as comemorações deste ano serão especiais pois homenageará o templo religioso construído em 1754


Festa do Senhor do Bonfim 2024 começa nesta quinta-feira (04), confira a programação

A partir do tema “Com Jesus, o amado Senhor do Bonfim, aprendemos a caminhar juntos como irmãos”, a Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim dará início aos festejos em honra ao Senhor do Bonfim, amanhã, dia 04 de janeiro. Em 2024, toda programação fará menção ao jubileu de 270 anos da inauguração da Igreja do Bonfim mediante o lema “Ao teu lado sempre unidos, somos teu povo Senhor.” (Hino oficial do Senhor do Bonfim).

De acordo com o reitor da Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, padre Edson Menezes, as comemorações deste ano serão especiais pois homenageará o templo religioso construído em 1754. “Nós estamos preparando uma programação especial [...] Cada noite será realizada uma homenagem destacando uma característica e uma qualidade da Igreja do Bonfim.”, disse. 

Para o juiz da Devoção do Nosso Senhor do Bonfim, Fernando José Máximo Moreira, os festejos são oportunos para trabalhar em conjunto. “A programação é longa, são muitos dias, mas é um conjunto de trabalho entre a Devoção, o nosso reitor padre Edson, as instituições públicas, em especial as municipais, que têm sido grandes parceiros nossos, como a Prefeitura de Salvador e o Governo do Estado da Bahia e outros organismos de natureza privada, todos trabalhamos juntos em prol dos devotos do Senhor do Bonfim.”, ressaltou.

Em 2024, o juiz da festa será o membro dignitário e 1º tesoureiro da Devoção, Marcus Peleteiro. “Já vemos alguns dias cuidando desta festa que é a novena, que tem o momento da lavagem e o grande dia festivo [...] principalmente neste ano que tem como marco a celebração dos 270 anos da Igreja.”, destacou.

A programação contará com momentos como uma Missa no mar, a 9ª edição da Caminhada Lavagem de Corpo e Alma e a Procissão dos Três Pedidos, além do programado, nos finais de semana da novena solene (06, 12 e 13/01), a partir das 18h, acontecerá quermesse com barracas de doces, salgados e outras iguarias. Após o rito da novena, acontecerá apresentações musicais e culturais. Confira:

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA FESTIVA

Primeiro dia - 04/01/2024 | Quinta-feira:

18h30: Hasteamento da bandeira do Senhor Bom Jesus do Bonfim em frente à Basílica Santuário, dando início à programação da festa 2024.

19h: Primeira noite da novena

Subtema: “Com Jesus, o Amado Senhor do Bonfim, aprendemos a caminhar juntos como irmãos, a ser  Igreja adoradora, serva de todos e dos últimos.” (Lc 22,24-30)

Pregador: Padre Manoel da Paixão Gomes do Prado, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Mares (Salvador)

Homenagem do dia: Homenagem aos 270 anos da Igreja do Bonfim - Mansão da Misericórdia

Paraninfo (s): Bruno Soares Reis (Prefeito de Salvador) e secretários municipais 

Convidados: Representantes das Secretarias do Governo Municipal de Salvador

 

Segundo dia - 05/01/2024 | Sexta-feira:

19h: Segunda noite da novena

Subtema: “Com Jesus, o Amado Senhor do Bonfim, aprendemos a caminhar juntos como irmãos e a não condenar.” (Jo 8, 1-11)

Pregador: Padre Jailson Jesus dos Santos, Pároco da Paróquia Santo Antônio Além do Carmo (Salvador)

Homenagem do dia: Homenagem aos 270 anos da Igreja do Bonfim - Basílica Menor 

Paraninfo (s): Cláudio Cajado Sampaio (deputado federal) e Guilherme Carmo Sampaio de Araújo (empresário)

Convidados: Lucas Radel (empresário)

  • Momento cultural: A partir das 18h, haverá quermesse com barracas de doces, salgados e outras iguarias. Após o rito da novena, acontecerá apresentações musicais e culturais.

 

Terceiro dia - 06/01/2024 | Sábado:

19h: Terceira noite da novena

Subtema: “Com Jesus, o Amado Senhor do Bonfim, aprendemos a caminhar juntos como irmãos; assim como a não discriminar ninguém.” (Lc 4,16-24)

Pregador: Padre Manoel de Oliveira Filho, Pároco da Paróquia da Ascensão do Senhor (Salvador)

Homenagem do dia: Homenagem aos 270 anos da Igreja do Bonfim - Ponto turístico de relevância nacional

Paraninfo (s): Luís Maurício Bacellar Batista (Secretário de Turismo do Estado da Bahia) e Pedro Tourinho (Secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura de Salvador)

Convidados: Conselho Baiano de Turismo, Roberto Duran (Presidente do Conselho Baiano de Turismo), Diego Rodrigues Medrado (Superintendente de Fomento do Turismo do Estado da Bahia), Isaac Chaves Edington (Presidente da Saltur) e Gegê Magalhães Pinto (Diretor de Turismo da Cidade de Salvador).

 

Quarto dia - 07/01/2024 | Domingo:

A Basílica permanecerá aberta com Missas nos horários normais: 

06h, 07h30, 09h, 11h, 15h e 17h

 

  • Às 07h, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim sairá da Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim em carreata em direção à Marina Ribeira (Rua Clóvis de Almeida Maia, n° 7, bairro Ribeira). Ao chegar no local, a imagem embarca sozinha em direção à Igreja da Penha, onde as pessoas e embarcações devem estar esperando. 

 

Às 08h, inicia-se a Missa no mar em frente à Igreja Nossa Senhora da Penha (Ribeira).

 

Após a Celebração Eucarística, terá início a procissão marítima em direção ao Porto da Barra, retornando para ao Cais da Praça Cairu, onde a imagem será recebida pelos fiéis e seguirá para a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia (bairro Comércio - Salvador).

 

  • 16h: Concentração do Apostolado da Oração, encerrando com a Missa campal às 17h.

 

19h: Quarta noite da novena

Subtema: “Com Jesus, o Amado Senhor do Bonfim, aprendemos a caminhar juntos como irmãos, amando-nos uns aos outros.” (Jo 15,9-12)

Pregador: Padre Rogério Rosa da Silva, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Cia (Simões Filho)

Homenagem do dia: Homenagem aos 270 anos da Igreja do Bonfim - Santuário criado pelo povo

Paraninfo (s): Desembargador Nilson Castelo Branco (Presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia) e Desembargador José Edvaldo Rocha Rotondano (Corregedor Geral Tribunal Magistrados da Bahia - AMAB e membro do Conselho Nacional de Justiça - CNJ)

Convidados: Desembargador Júlio Cezar Lemos Travessa (Presidente da Associação dos Magistrados da Bahia – AMAB), Desembargador Valtercio Ronaldo de Oliveira (mesário da Devoção do Senhor do Bonfim), Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho (mesária da Devoção do Senhor do Bonfim) e Desembargador Baltazar Miranda Saraiva (mesário da Devoção do Senhor do Bonfim).

 

Quinto dia - 08/01/2024 | Segunda-feira:

14h: Concentração dos enfermos com oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com a realização da Santa Missa às 15h. 

 

19h: Quinta noite da novena

Subtema: “Com Jesus, o Amado Senhor do Bonfim, aprendemos a caminhar juntos como irmãos e a superar todo tipo de preconceito.” (Jo 4,4-30)

Pregador: Cônego Lázaro Silva Muniz, Reitor do Santuário Coração Eucarístico de Jesus (Igreja de São Raimundo – Salvador)

Homenagem do dia: Homenagem aos 270 anos da Igreja do Bonfim - lugar de experiência do ecumenismo e do diálogo inter-religioso 

Paraninfo (s): Dr. João Felipe de Souza Leão (deputado federal) e Dr. José Luiz Sobreira (advogado)

Convidados: Conselho Inter-religioso da Bahia (CONIRB), Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), Devoções, Irmandades, Confrarias e Ordens Terceiras existentes na Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

 

Sexto dia - 09/01/2024 | Terça-feira:

14h: Concentração dos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística da Arquidiocese de São Salvador da Bahia para uma tarde de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com a realização da Santa Missa às 17h.

 

19h: Sexta noite da novena

Subtema: “Com Jesus, o Amado Senhor do Bonfim, aprendemos a caminhar juntos como irmãos e a não julgar.” (Mt 7,1-6)

Pregador: Padre Edmilson Santos da Costa, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Ó - Paripe

Homenagem do dia: Homenagem aos 270 anos da Igreja do Bonfim - Lugar de convivência pacífica com o sincretismo religioso

Paraninfo (s): João Carlos Bacelar Batista (deputado federal), Marcio de Araújo dos Santos (empresário) e Ariosvaldo de Andrade Nunes (empresário). 

Convidados: Associações do Bairro de Itapagipe

 

Sétimo dia - 10/01/2024 | Quarta-feira:

09h: Missa devocional do Santíssimo Sacramento presidida por Dom Marco Eugênio, bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia




19h: Sétima noite da novena

Subtema: “Com Jesus, o Amado Senhor do Bonfim, aprendemos a caminhar juntos como irmãos, sendo solidários com os mais necessitados.” (Lc 10,30-35)

Pregador: Padre Gabriel dos Santos Filho, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Valéria

Homenagem do dia: Homenagem aos 270 anos da Igreja do Bonfim - Lugar onde se cultiva a cultura do encontro

Paraninfo (s): Coronel Aviador Vinicius Guimarães Nogueira (comandante da Base Aérea de Salvador), Dr. Antônio Carlos Cambra (comandante do 2° Distrito Naval)

Convidados: Forças Armadas e de Segurança da Sociedade, Dr. Marcelo 

Werner Derschum (Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia), Coronel Paulo José de Azevedo Coutinho (comandante da Polícia Militar do Estado da Bahia) e General André Ribeiro (comandante da 6ª região Militar do Exército)

 

Oitavo dia - 11/01/2024 | Quinta-feira | Dia da Tradicional lavagem do adro da Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim

07h: Saída da 9ª Caminhada “Lavagem de Corpo e Alma” da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Colina Sagrada.

 

  • Após a chegada da Caminhada, padre Edson Menezes da Silva, reitor da Basílica Santuário, transmitirá da janela central do templo religioso uma mensagem e concederá a todos uma bênção, apresentando a imagem do Senhor do Bonfim. Chegando o cortejo das baianas, acontecerá o ritual da lavagem das escadarias  da Igreja.

 

Nono dia - 12/01/2024 | Sexta-feira:

19h: Oitava noite da novena

Subtema: “Com Jesus, o Amado Senhor do Bonfim, aprendemos a caminhar juntos como irmãos, anunciando a Paz, como fruto do perdão,  da reconciliação e da justiça.” (Jo 20,19-23)

Pregador: Padre Alberto Montealegre Vieira Neves, Reitor do Seminário São João Maria Vianney

Homenagem do dia: Homenagem aos 270 anos da Igreja do Bonfim - Chamada a ser uma “Igreja” e “hospital de campanha”

Paraninfo (s): Dr. Otto Roberto Mendonça de Alencar Filho (senador) e Dr. José Eduardo Mendonça de Alencar (deputado estadual)

Convidados: Órgãos da Imprensa Baiana

  • Momento cultural: A partir das 18h, haverá quermesse com barracas de doces, salgados e outras iguarias. Após o rito da novena, acontecerá apresentações musicais e culturais.

 

Décimo dia - 13/01/2024 | Sábado:

19h: Nona noite da novena

Subtema: “Com Jesus, o Amado Senhor do Bonfim, aprendemos a caminhar juntos como irmãos, como Igreja Sinodal.” (Jo15,1-8)

Pregador: Padre Gilson Magno dos Santos, Capelão da Capela de Nossa Senhora da Vitória - Canela

Homenagem do dia: Homenagem aos 270 anos da Igreja do Bonfim - Coração da fé do povo católica da Bahia

Paraninfo (s): Dr. André Fufuca (Ministro do Esporte do Brasil), João Carlos Bacelar Filho (deputado federal), Dr. Otoney Alcântara (advogado) e Arnaldo Lessa Silveira (vereador de Salvador)

Convidados: Dr. Arialdo Boscolo (presidente da Confederação Nacional dos Clubes - FENACLUBES) e Dr. Francisco Elieser Pimenta de Oliveira (Presidente do Sindicato dos Clubes do Estado da Bahia)

  • Momento cultural: A partir das 18h, haverá quermesse com barracas de doces, salgados e outras iguarias. Após o rito da novena, acontecerá apresentações musicais e culturais.

Dia festivo - 14/01/2024 | Domingo

05h: Alvorada

05h, 06h, 07h30, 09h e 15h: Santa Missa

 

10h30: Santa Missa Solene presidida por Dom Sérgio da Rocha, Cardeal Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

  • No final da Celebração Eucaristica, Dom Sérgio dará a Benção Apostólica com Indulgência Plenária.

 

Convidados especiais: Dr. Jerônimo Rodrigues Souza (Governador da Bahia e Secretários) e Dr. Bruno Soares Reis (Prefeito de Salvador) 

 

16h: Procissão dos Três Pedidos

Local de saída: Igreja Nossa Senhora dos Mares (Largo dos Mares)

Chegando na Colina Sagrada, os fiéis serão convidados a dar três voltas em torno da Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim, fazendo três pedidos. O momento será finalizado com a benção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artifício.

 



Nenhum evento encontrado!