10 de Janeiro de 2024

Fé e arte andam lado a lado rumo à Colina Sagrada

Fé e arte andam lado a lado rumo à Colina Sagrada

Nesta quinta-feira (11/01), as ruas que ligam a região do Comércio ao Bonfim prometem virar um verdadeiro ‘mar branco’ formado por pessoas que com o coração repleto de fé e emoção subirão a Colina Sagrada por ocasião da 9ª edição da Caminhada da Lavagem de Corpo e Alma.

Promovida pela Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim desde 2015, a caminhada que tem caráter caritativo — visto que a renda das vendas da camisa da festa é direcionada para manter a obra social do templo religioso, o Projeto Bom Samaritano — sairá às 07h da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia e percorrerá as ruas de Salvador, mais precisamente da região da Cidade Baixa, acompanhada da imagem peregrina do Senhor do Bonfim.

Em 2024, por ocasião do jubileu de 270 anos da inauguração da Igreja do Bonfim, o cortejo contará com alegorias que farão menção à comemoração. Uma delas é o carro que conduzirá a imagem do Senhor do Bonfim. Com criação do artista plástico João Teixeira, a representação cenográfica que lembrará a própria Igreja do Bonfim fará todo o percurso de 6,5km.

João Teixeira também foi o responsável por criar os dois pórticos que estarão presentes, um na rua Miguel Calmon e outro no início da Colina Sagrada, que esguicharão água benta nos fiéis que passarem pelos portais.

Ao término da Caminhada, padre Edson Menezes da Silva, reitor da Basílica Santuário, transmitirá da janela central do templo religioso uma mensagem e concederá uma bênção aos presentes, apresentando a imagem do Senhor do Bonfim. De acordo com a organização, também, será realizado um momento musical com o tenor Eduardo Santos, a soprano Janaína Carvalho e o pianista Bruno Nunes. Ao chegar o cortejo das baianas, acontecerá o ritual da lavagem das escadarias  da Igreja.