12 de Janeiro de 2024

Festejos em honra ao Senhor do Bonfim continuam nesta sexta-feira (12)

Ao contrário do que muitos pensam, a festa do Senhor do Bonfim não é celebrada no dia da tradicional lavagem das escadarias da Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, mas no domingo seguinte a quinta-feira, visto que entre o século XVIII e XIX, a prática de lavar o templo religioso era feita, justamente, para limpar a Igreja a fim de prepará-la para a data festiva.

A partir deste sentido, a programação das comemorações dedicadas ao Senhor do Bonfim continuam nesta sexta-feira (12/01), com momentos de fé e devoção como a incineração das fitinhas amarradas no gradil da Basílica, o rito da novena solene em preparação para o domingo (14/01) e o momento cultural (com shows e quermesses). Confira o que está programado para hoje:

Incineração dos pedidos e das fitinhas

Com uma oração apropriada, conduzida pelo reitor da Basílica Santuário, padre Edson Menezes da Silva, as súplicas escritas pelos fiéis em um pedaço de papel durante todo o ano de 2023 — em particular, os feitos na Sexta-feira da Proteção, no último dia 5 de janeiro de 2024 — e as fitinhas habitualmente amarradas no gradil do templo religioso por turistas e devotos, serão queimadas mediante a interpretação de que a partir da resultante fumaça, os pedidos serão elevados aos céus.

O momento, que acontece desde 2012, será realizado nesta sexta-feira (12/01) e está previsto para acontecer após a missa das 17h.

Oitava noite da novena solene em honra ao Senhor do Bonfim

Com início às 19h, hoje (12/01), também acontece a oitava noite da novena preparatória para o dia solene do Senhor do Bonfim. Com o subtema “Com Jesus, o Amado Senhor do Bonfim, aprendemos a caminhar juntos como irmãos, anunciando a Paz, como fruto do perdão, da reconciliação e da justiça.” (Jo 20,19-23), o pregador será o padre Alberto Montealegre Vieira Neves, Reitor do Seminário São João Maria Vianney.

Programação cultural e show de Alexandre Leão

Além das celebrações religiosas, a Festa do Bonfim conta com uma programação cultural, que tem como objetivo proporcionar entretenimento para quem sobe a Colina Sagrada para participar da novena solene.

Neste sentido, a partir das 17h, funcionará a quermesse com barracas de artesanatos, doces, salgados e outras iguarias vendidos por assistidos da obra social da Basílica Santuário, o Projeto Bom Samaritano, e expositores da ExpoMulher. Após o rito no novenário em honra ao Senhor do Bonfim, acontece nesta sexta-feira (12/01), o show do cantor Alexandre Leão.