13 de Janeiro de 2024

Procissão dos Três Pedidos encerra festejos em honra ao Senhor do Bonfim

Procissão dos Três Pedidos encerra festejos em honra ao Senhor do Bonfim

Ao contrário do que muitos pensam, a festa do Senhor do Bonfim não é celebrada no dia da tradicional lavagem das escadarias da Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, mas no domingo seguinte a quinta-feira, visto que entre o século XVIII e XIX, a prática de lavar o templo religioso era feita, justamente, para limpá-lo a fim de prepará-lo para a data festiva.

Em 2024, as comemorações dedicadas ao padroeiro do coração dos baianos serão finalizadas neste domingo (14/01) com a realização de missas às 05h, 06h, 07h30, 09h, 10h30 — sendo esta presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Sergio da Rocha — e 15h, além da tradicional Procissão dos Três Pedidos.

O ato processional sairá da Igreja Nossa Senhora dos Mares, localizada na região do Largo dos Mares, em Salvador (BA), às 16h em direção a Colina Sagrada. Ao chegar nas intermediações da Mansão da Misericórdia, os devotos e fiéis presentes serão motivados a darem três voltas em torno da Basílica e fazerem três pedidos ao Senhor do Bonfim.

Este momento que acontece a mais de três anos, atrai inúmeros fiéis que participaram e tiveram seus pedidos atendidos, como por exemplo, Tatiana Portugal que não conseguia engravidar, mas ao participar da Procissão dos Três pedidos e pedir ao Senhor do Bonfim para conceber um filho, foi agraciada com a gestação de trigêmeos.

“Hoje vim à Colina Sagrada, tomada de emoção, para agradecer a vida dos meus filhos, que tantos anos eu sonhei em ser mãe. Foram muitas tentativas, muitos tratamentos, e no último eu disse ‘eu não vou repetir novamente’, porque eu achava que não tinha mais forças para enfrentar, mas a fé no Senhor do Bonfim permanecia viva em mim me dizendo que este momento chegaria, que eu seria agraciada, participei da procissão dos Três Pedidos junto com a minha família [...] e depois é que sabemos que todos nós fizemos os mesmos pedidos: para que eu conseguisse ficar grávida então veio em dose tripla!”, testemunhou Tatiana em vídeo que pode ser conferido no instagram @bonfimsantuario.