22 de Março de 2024

Colina Sagrada recebe a primeira caminhada Unidos pela causa NMO

Com saída do Largo de Roma até o Largo do Bonfim, o momento será acolhido por uma Santa Missa campal

Colina Sagrada recebe a primeira caminhada Unidos pela causa NMO

A Associação Brasileira de Neuromielite Óptica (ABNMO), com apoio da Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim e da Devoção do Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, realizará neste sábado (23/03), a primeira Caminhada Unidos pela causa Neuromielite Óptica (NMO). O evento que faz parte do movimento "Conexões Verdes", acontece em oito estados brasileiros e 10 munícipios em prol do Março Verde, a fim de motivar a conscientação sobre a NMO que é definida como doença rara, grave, autoimune e degenerativa.

A recepção na Colina Sagrada contará com uma Feira de Empreendedorismo Inclusiva, atrações culturais, área infantil e uma Santa Missa presisida pelo reitor da Basílica Santuário, padre Edson Menezes por volta das 11h30 — na ocasião, haverá acessibilidade em libras e audiodescrição —. Após a celebração eucarística, a programação continuará até às 18h com apresentações musicais como Banda Box 21 e Banda Dom Sá, além de momentos de falas partilhadas. A alteração da iluminação cênica da Igreja do Bonfim para a cor verde é um dos destaques deste momento.

Sobre distúrbio do espectro da neuromielite óptica (NMOSD)

É causado por surtos graves e recorrentes no sistema nervoso central, podendo acometer grave e rapidamente o nervo óptico e a medula espinhal, visto que um único surto da doença pode trazer consequências irreversíveis. No Brasil, estima-se que 10 mil pessoas convivam com essa enfermidade afetando nove vezes mais as mulheres do que os homens além da prevalência duas a três vezes maior nas populações negras e asiáticas. Sem um diagnóstico precoce e tratamento adequado, metade das pessoas afetadas pela doença pode perder a visão e necessitar do auxílio de cadeira de rodas para se locomover ao longo do tempo. No mês que marca o Dia Nacional de Conscientização da NMOSD (27 de março), a comunidade dedica-se em conscientizar a sociedade sobre a importância de se reconhecer sintomas e garantir que essas pessoas tenham acesso ao melhor cuidado.

Dor nos olhos, perda de visão de início rápido (neurite óptica), fraqueza, adormecimento ou paralisia parcial dos membros (mielite transversa), perda do controle dos esfíncteres da bexiga e intestino, náuseas, vômitos e soluços prolongados são alguns dos sintomas da NMOSD. Ao contrário do que ocorre com outras doenças autoimunes, normalmente os pacientes com NMOSD não se recuperam totalmente após os surtos. Estima-se que, em três anos, 69% dos pacientes têm perda de visão grave em ao menos um dos olhos.

Sobre o Março Verde

Com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre a doença, a Associação Brasileira de Neuromielite Óptica (ABNMO), com apoio da biofarmacêutica Amgen e da Comunidade NMO, promove uma série iniciativas no Março Verde, em função do Dia Nacional de Conscientização sobre a NMO (27 de março). As ações – que acontecem por todo o país – já passaram por São Paulo e estão a caminho do Nordeste, onde serão realizados uma sucessão de eventos em prol da NMOSD, como seminários para profissionais da saúde primária, caravanas para chamar atenção para a doença e encontros para compartilhar informações e tirar dúvidas sobre tema. As cidades que receberão essas programações são: Aracajú (Sergipe), Fortaleza (Ceará) e Salvador (Bahia).