07 de Julho de 2024

Santa Missa e homenagens marcam celebração pelos 270 anos da Igreja do Bonfim

Durante a Celebração Eucarística, houve a concessão da Comenda da Ordem do Mérito do Senhor do Bonfim a Dom Sergio da Rocha e Santa Dulce dos Pobres (in memoriam)

Santa Missa e homenagens marcam celebração pelos 270 anos da Igreja do Bonfim

Hoje (07/07), aconteceu na Colina Sagrada a Missa Solene em ação de graças pelos 270 anos da inauguração da Igreja do Senhor do Bonfim. O ato religioso foi presidido pelo Cardeal Arcebispo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Dom Sergio da Rocha, e concelebrada pelo padre Edson Menezes, reitor da Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, e padre Jair Arlêgo, Delegado Episcopal para as Confrarias, Ordens Terceiras, Irmandades e Devoções (COIDE).

O momento comemorativo foi antecipado por uma procissão devocional que partiu da sede da Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim em direção ao Largo do Bonfim para a realização do hasteamento das bandeiras do Vaticano e da Devoção. Na ocasião, o Juiz da instituição, Fernando Moreira, enfatizou a alegria de recordar o fato realizado em 1754. “Estamos aqui festejando os 270 anos da inauguração da nossa linda Basílica. Esta obra é uma inspiração do capitão-de-mar-e-guerra, Teodósio Rodrigues de Faria, unido a outros homens e mulheres, que construíram este templo religioso que representa o coração da Bahia.”, disse.

Durante a Celebração Eucarística, houve a entronização da réplica da Igreja do Bonfim confeccionada para os festejos, a concessão da Comenda da Ordem do Mérito do Senhor do Bonfim a Dom Sergio da Rocha e Santa Dulce dos Pobres (in memoriam) e a entrega de homenagens à personalidades que atuam/atuaram na propagação da devoção ao Senhor do Bonfim na Arquidiocese de Salvador, como por exemplo, o padre Jair Arlêgo, a procuradora Cleonice de Souza Lima e o advogado Otoney Alcântara.

A honraria foi proposta por Fernando Moreira. A primeira santa brasileira foi representada pela Irmã Olívia — religiosa que conviveu com Santa Dulce dos Pobres em vida — e diante da solenidade, Dom Sergio destacou o seu agradecimento. “Estou tendo a graça de receber a comenda do Senhor do Bonfim, não me sinto merecedor, mas agradeço de coração esta homenagem. Através desta homenagem me sinto unido à devoção do Senhor do Bonfim, me sinto devoto do Senhor do Bonfim, irmão e amigo de todos que são irmãos e amigos da Devoção e de todos os devotos e devotas do Senhor do Bonfim.”.

As comemorações pelos 270 anos da Igreja do Bonfim foram iniciadas em janeiro deste ano, mediante a novena e festa do Senhor do Bonfim. Fundamentado na motivação, padre Edson enfatizou que o templo religioso dedicado ao Cristo Crucificado é uma referência da misericórdia de Deus na capital baiana. “Celebrar um jubileu é uma oportunidade ímpar de agradecimento a Deus por uma causa. Hoje estamos celebrando os 270 anos da inauguração da Igreja do Bonfim, portanto é uma celebração importantíssima que marca a história deste templo que na cidade do Salvador é uma referência da misericórdia de Deus, com suas portas sempre abertas para acolher a todos.”.