15 de Setembro de 2024

Novo Juiz e Diretoria da Irmandade do Nosso Senhor do Bonfim são empossados hoje (15)

Durante a Missa solene e festiva em honra a São Gonçalo do Amarante, que acontecerá na Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim às 07h30 deste domingo (15/09) e presidida pelo Cardeal Arcebispo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, Dom Sergio da Rocha, será realizada a posse da Nova Mesa Administrativa e do Conselho Econômico Fiscal da Devoção do Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim.

Na ocasião, também será empossado o novo Juiz da Irmandade, juntamente com a nova diretoria que conduzirá a instituição. Marcelo Sacramento, assumirá a posição de Juiz da mantenedora do templo religioso, ao lado de Marcus Peleteiro que será o Primeiro Escrivão; Joceli Reis, a Segunda Escrivã; Vivaldo do Amaral, o Primeiro Tesoureiro; Nelson Ferreira, o Segundo Tesoureiro; Américo Heckert, o Primeiro Procurador e Joceval Rodrigues, o Diretor de Patrimônio e Social.

Os novos nomes que assumirão a responsabilidade sob a Irmandade foram eleitos no último dia 31 de agosto, mediante a obediência à  proposta do Ministério Público da Bahia (MP-BA) para a realização de nova eleição na entidade.

Deste modo, Marcelo substituirá o ex-juiz, Fernando Moreira, que esteve à frente da mantenedora da Basílica Santuário após o período da Intervenção decretada por Dom Sergio. “Eu faço uma avaliação positiva em frente ao momento que eu assumi. Foi um momento Pós-Intervenção que promoveu Eleições Gerais Imediatas, estabelecendo um equilíbrio e a boa convivência e reorganização da irmandade, [...] havendo o funcionamento dos órgãos estruturais da Devoção. Boa parte desta administração foi fruto de um conjunto de pessoas. A gestão não foi somente minha, mas de todos.”, pontuou Fernando a partir da avaliação do seu mandato.

Marcelo Sacramento à esquerda (de óculos) e Fernando Moreira à direita

Marcelo Sacramento: Novo Juiz da Irmandade

O ato de posse será marcado por dois ritos: o religioso e o político. O primeiro, acontecerá na Basílica, com o momento do juramento e entrega da opa que designa as determinadas funções de atuação na Irmandade. Já o segundo, será realizado no Salão Irmão Benemérito Gilberto Moura Ferreira de Azevedo, com a Assembleia Geral Ordinária.

Diante do novo desafio, Marcelo Sacramento espera que o Senhor do Bonfim o conduza em suas decisões. “A responsabilidade de cuidar do Bonfim, junto com a Igreja Católica é muito grande e a Irmandade tem as responsabilidades que o Capitão Teodósio Rodrigues de Faria estruturou: manter o templo, manter o patrimônio, fazer com que esta gestão seja profícua. Espero que o Senhor do Bonfim me ilumine e me guie para que eu possa acertar mais do que errar.”, disse.

Acompanhados da nova Mesa Administrativa, os irmãos Jorge Teixeira, Magna Correira e Adriano Gallo serão empossados no Conselho Econômico e Fiscal da Irmandade como Presidente, Relatora e Revisor respectivamente.

Na gestão do ex-Juiz, Fernando Moreira, Marcelo era o Primeiro Escrivão (uma posição de vice-presidente, em linhas gerais). A partir do seu trabalho desenvolvido, Fernando tem certeza que o novo Juiz fará um bom trabalho em prol da Irmandade e da Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim  “Eu costumava dizer em nossa reunião da Mesa Administrativa que eu sou o novo e Marcelo é o novíssimo. Nós estamos falando de pessoas que querem o melhor para a Igreja, para a Irmandade, para o povo baiano e brasileiro. Eu não tenho dúvidas que Marcelo fará uma grande gestão.”, desejou.

Marcelo Sacramento faz parte da Devoção do Senhor do Bonfim desde 2018 e a partir da importância de trabalhar em conjunto com os membros que compõem a instituição, frisa as suas expectativas como novo Juiz: “Conseguir conciliar, reunir sempre a maioria nas decisões, comprometer a maioria das ações destas decisões e fortalecer o nosso santuário para abraçar o máximo possível o povo soteropolitano que nos procurar. Somente assim com esta inspiração é que com todos nós juntos com os braços dados poderemos dar continuidade a esta fé que o povo baiano tem no nosso Guarda Imortal da Bahia.”, expressou.